Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99528
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6413
    "inscrito_id" => 19437
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI"
    "resumo" => "O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19437_TB6413_18082023162145.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRISLANY CAZUMBA PARENTE PINHO"
    "autor_nome_curto" => "IRISLANY"
    "autor_email" => "irisesp27@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99528
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6413
    "inscrito_id" => 19437
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM GUIA DE TURISMO DO IFCE CAMPUS ARACATI"
    "resumo" => "O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19437_TB6413_18082023162145.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRISLANY CAZUMBA PARENTE PINHO"
    "autor_nome_curto" => "IRISLANY"
    "autor_email" => "irisesp27@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.