O livro didático desempenha uma importante função no processo de ensino-aprendizagem, propiciando ao educando uma maior aproximação do conteúdo estudado e uma possível mudança da sua visão e prática social, ademais, esse material segue ocupando uma posição de destaque nas salas de aula, mesmo dividindo espaço com outros recursos pedagógicos. E no ensino de línguas estrangeiras, os livros didáticos são ferramentas importantes para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, tais como, produção oral, compreensão auditiva, leitora e escrita, pois oferecem recursos que facilitam a compreensão nas diversas situações comunicativas, sobretudo para os discentes dos cursos que formam profissionais que atuam diretamente no setor turístico, como o Técnico Subsequente em Guia de Turismo. Portanto, analisa-se o livro didático de espanhol adotado nesse curso, fundamentado nos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no que se refere a seleção dos livros de espanhol das escolas públicas de ensino médio. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura da temática tratada, baseada nos estudos de Bittencourt (1993), Freitas (2019), Rodrigues (2019). Como resultado desse estudo, constatou-se a importância de adotar livros didáticos adequados às necessidades inerentes ao curso e com conteúdos relacionados ao contexto social e profissional dos discentes, apresentando um significado real.