O presente artigo apresenta uma pesquisa que tem como principal objetivo investigar possibilidades de utilização de materiais didáticos manipuláveis e tecnológicos como estratégia de ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial, com foco nos descritores de matemática para o ensino médio. Justifica-se o interesse pelo tema uma vez que a Geometria é um dos principais conteúdos de matemática, sendo também um dos requeridos com maior frequência nas avaliações externas. Este, no entanto, é por vezes tratado com desprezo por alguns professores, o que acaba refletindo em alunos que terminam a educação básica sem uma base de conhecimentos acerca dele. Metodologicamente a pesquisa define-se como exploratória do tipo pesquisa-ação, onde o pesquisador define um problema relevante a ser avaliado, elabora um plano de ação e então acompanha os resultados. O estudo foi realizado em duas turmas do 1° ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Para a escolha dos conteúdos trabalhados com os discentes utilizou-se a Matriz de Referência do SAEB, que traz os assuntos e habilidades cobrados na avaliação. Foram escolhidos os descritores no que tange o conteúdo específico “espaço e forma”, “grandezas e medidas” e o “tratamento da informação”. Ao final do desenvolvimento do trabalho, ficou a percepção de que, pela metodologia utilizada, os alunos do ensino médio foram estimulados pelo autor a aprender geometria e passaram, segundo os seus professores de matemática, a melhorar os seus índices nas avaliações internas, ficando também perspectivas positivas para as avaliações externas.