PEREIRA, José Augusto et al.. Analisando a abordagem ctsa no ensino de física. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96117>. Acesso em: 22/11/2024 00:47
Este trabalho tem como objetivo a análise do currículo, no Ensino Médio, da disciplina de Física, utilizando-se dos parâmetros e das diretrizes curriculares da abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). O estudo leva em conta resultados que evidenciam a importância do uso dessa abordagem por meio de discussões realizadas por pesquisadores da área da educação. A pesquisa faz referência a Freire que, em suas obras, retrata a importância de se discutir as questões sociais que influenciam a relação entre ensino e aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos. A metodologia presente neste trabalho é a leitura dos documentos curriculares que regem a escola e a busca por trabalhos acadêmicos que trazem a discussão e o inserimento da abordagem no Ensino, seja em temas específicos da área de Física ou de forma interdisciplinar.