Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE LITERATURA: EXPLORANDO AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98909
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5623
    "inscrito_id" => 19505
    "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: EXPLORANDO AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O ensino da Embriologia Humana no Ensino Médio apresenta desafios consideráveis devido à complexidade dos processos e formações estruturais envolvidos no desenvolvimento embrionário. Essa complexidade resulta em uma compreensão limitada e dificuldade de memorização por parte dos estudantes, destacando a necessidade de abordar esses desafios no ensino desse conteúdo. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Embriologia Humana e analisar o uso de metodologias específicas para o ensino desse tema, buscando soluções efetivas para aprimorar a compreensão dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas buscas em bases eletrônicas como Google Acadêmico, Capes Periódicos e Scielo, utilizando termos-chave pertinentes à pesquisa. Serão selecionados artigos relevantes que abordem a temática, para realizar uma análise de literatura qualitativa. Espera-se encontrar metodologias que possam ser aplicadas com eficiência em sala de aula, visando garantir a compreensão e a memorização a longo prazo dos processos e conceitos abordados no conteúdo de Embriologia Humana no ensino médio. Dessa forma, pretende-se obter um panorama abrangente das diferentes metodologias e práticas de ensino utilizadas, identificando aquelas que mostram maior eficácia em promover uma compreensão mais sólida e duradoura por parte dos estudantes. Ao final da análise de literatura, espera-se fornecer reflexões críticas e recomendações práticas para os educadores, destacando abordagens pedagógicas inovadoras, recursos educacionais relevantes e estratégias de ensino-aprendizagem que possam ser implementadas de forma efetiva no contexto do ensino de Embriologia Humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c7c83269d_19122023134144.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:41:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILSON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILSON"
    "autor_email" => "josenilson.pereira@escola"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98909
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5623
    "inscrito_id" => 19505
    "titulo" => "ANÁLISE DE LITERATURA: EXPLORANDO AS ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE EMBRIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O ensino da Embriologia Humana no Ensino Médio apresenta desafios consideráveis devido à complexidade dos processos e formações estruturais envolvidos no desenvolvimento embrionário. Essa complexidade resulta em uma compreensão limitada e dificuldade de memorização por parte dos estudantes, destacando a necessidade de abordar esses desafios no ensino desse conteúdo. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Embriologia Humana e analisar o uso de metodologias específicas para o ensino desse tema, buscando soluções efetivas para aprimorar a compreensão dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas buscas em bases eletrônicas como Google Acadêmico, Capes Periódicos e Scielo, utilizando termos-chave pertinentes à pesquisa. Serão selecionados artigos relevantes que abordem a temática, para realizar uma análise de literatura qualitativa. Espera-se encontrar metodologias que possam ser aplicadas com eficiência em sala de aula, visando garantir a compreensão e a memorização a longo prazo dos processos e conceitos abordados no conteúdo de Embriologia Humana no ensino médio. Dessa forma, pretende-se obter um panorama abrangente das diferentes metodologias e práticas de ensino utilizadas, identificando aquelas que mostram maior eficácia em promover uma compreensão mais sólida e duradoura por parte dos estudantes. Ao final da análise de literatura, espera-se fornecer reflexões críticas e recomendações práticas para os educadores, destacando abordagens pedagógicas inovadoras, recursos educacionais relevantes e estratégias de ensino-aprendizagem que possam ser implementadas de forma efetiva no contexto do ensino de Embriologia Humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c7c83269d_19122023134144.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:41:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILSON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILSON"
    "autor_email" => "josenilson.pereira@escola"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino da Embriologia Humana no Ensino Médio apresenta desafios consideráveis devido à complexidade dos processos e formações estruturais envolvidos no desenvolvimento embrionário. Essa complexidade resulta em uma compreensão limitada e dificuldade de memorização por parte dos estudantes, destacando a necessidade de abordar esses desafios no ensino desse conteúdo. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Embriologia Humana e analisar o uso de metodologias específicas para o ensino desse tema, buscando soluções efetivas para aprimorar a compreensão dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas buscas em bases eletrônicas como Google Acadêmico, Capes Periódicos e Scielo, utilizando termos-chave pertinentes à pesquisa. Serão selecionados artigos relevantes que abordem a temática, para realizar uma análise de literatura qualitativa. Espera-se encontrar metodologias que possam ser aplicadas com eficiência em sala de aula, visando garantir a compreensão e a memorização a longo prazo dos processos e conceitos abordados no conteúdo de Embriologia Humana no ensino médio. Dessa forma, pretende-se obter um panorama abrangente das diferentes metodologias e práticas de ensino utilizadas, identificando aquelas que mostram maior eficácia em promover uma compreensão mais sólida e duradoura por parte dos estudantes. Ao final da análise de literatura, espera-se fornecer reflexões críticas e recomendações práticas para os educadores, destacando abordagens pedagógicas inovadoras, recursos educacionais relevantes e estratégias de ensino-aprendizagem que possam ser implementadas de forma efetiva no contexto do ensino de Embriologia Humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.