O ensino da Embriologia Humana no Ensino Médio apresenta desafios consideráveis devido à complexidade dos processos e formações estruturais envolvidos no desenvolvimento embrionário. Essa complexidade resulta em uma compreensão limitada e dificuldade de memorização por parte dos estudantes, destacando a necessidade de abordar esses desafios no ensino desse conteúdo. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é compreender as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Embriologia Humana e analisar o uso de metodologias específicas para o ensino desse tema, buscando soluções efetivas para aprimorar a compreensão dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, serão realizadas buscas em bases eletrônicas como Google Acadêmico, Capes Periódicos e Scielo, utilizando termos-chave pertinentes à pesquisa. Serão selecionados artigos relevantes que abordem a temática, para realizar uma análise de literatura qualitativa. Espera-se encontrar metodologias que possam ser aplicadas com eficiência em sala de aula, visando garantir a compreensão e a memorização a longo prazo dos processos e conceitos abordados no conteúdo de Embriologia Humana no ensino médio. Dessa forma, pretende-se obter um panorama abrangente das diferentes metodologias e práticas de ensino utilizadas, identificando aquelas que mostram maior eficácia em promover uma compreensão mais sólida e duradoura por parte dos estudantes. Ao final da análise de literatura, espera-se fornecer reflexões críticas e recomendações práticas para os educadores, destacando abordagens pedagógicas inovadoras, recursos educacionais relevantes e estratégias de ensino-aprendizagem que possam ser implementadas de forma efetiva no contexto do ensino de Embriologia Humana.