Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96007
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 13295
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "A educação inclusiva é um direito de todos os estudantes portadores de deficiência, porém um dos seus maiores desafios é ainda não atingir de maneira significativa o seu público alvo. Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário mudanças no currículo e na prática do professor, uma vez que a aprendizagem do surdo é diferente do aluno ouvinte. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um recorte da nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso que analisou a importância da Libras para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Dessa forma, será abordado como funciona a inclusão no ambiente escolar para esses alunos e se de fato o ensino vem contribuindo para a integração do surdo na sociedade. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa e colaborativa, que utiliza o diálogo e a colaboração entre os sujeitos, no caso, alunos e professores. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Os resultados apontam que a relação entre o estudante surdo, o ouvinte e o professor com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, contribui de maneira expressiva no seu desenvolvimento escolar. Percebemos, no entanto, que ainda não há por parte do professor o conhecimento da Libras e também as aulas não dispõe de estratégias que envolva o aluno surdo, onde a interação acontece somente com os discentes ouvintes. Constatamos ainda que as leis que amparam a inclusão precisam ser aplicadas como estão explícitas em seus artigos, e é necessário um maior empenho para que aconteça de fato a inclusão na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13295_TB1779_20112023122432.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MAYARA RAMALHO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA mayara"
    "autor_email" => "camilinha.raimundo06@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96007
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 13295
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "A educação inclusiva é um direito de todos os estudantes portadores de deficiência, porém um dos seus maiores desafios é ainda não atingir de maneira significativa o seu público alvo. Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário mudanças no currículo e na prática do professor, uma vez que a aprendizagem do surdo é diferente do aluno ouvinte. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um recorte da nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso que analisou a importância da Libras para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Dessa forma, será abordado como funciona a inclusão no ambiente escolar para esses alunos e se de fato o ensino vem contribuindo para a integração do surdo na sociedade. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa e colaborativa, que utiliza o diálogo e a colaboração entre os sujeitos, no caso, alunos e professores. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Os resultados apontam que a relação entre o estudante surdo, o ouvinte e o professor com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, contribui de maneira expressiva no seu desenvolvimento escolar. Percebemos, no entanto, que ainda não há por parte do professor o conhecimento da Libras e também as aulas não dispõe de estratégias que envolva o aluno surdo, onde a interação acontece somente com os discentes ouvintes. Constatamos ainda que as leis que amparam a inclusão precisam ser aplicadas como estão explícitas em seus artigos, e é necessário um maior empenho para que aconteça de fato a inclusão na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13295_TB1779_20112023122432.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA MAYARA RAMALHO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA mayara"
    "autor_email" => "camilinha.raimundo06@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação inclusiva é um direito de todos os estudantes portadores de deficiência, porém um dos seus maiores desafios é ainda não atingir de maneira significativa o seu público alvo. Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário mudanças no currículo e na prática do professor, uma vez que a aprendizagem do surdo é diferente do aluno ouvinte. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um recorte da nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso que analisou a importância da Libras para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Dessa forma, será abordado como funciona a inclusão no ambiente escolar para esses alunos e se de fato o ensino vem contribuindo para a integração do surdo na sociedade. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa e colaborativa, que utiliza o diálogo e a colaboração entre os sujeitos, no caso, alunos e professores. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Os resultados apontam que a relação entre o estudante surdo, o ouvinte e o professor com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, contribui de maneira expressiva no seu desenvolvimento escolar. Percebemos, no entanto, que ainda não há por parte do professor o conhecimento da Libras e também as aulas não dispõe de estratégias que envolva o aluno surdo, onde a interação acontece somente com os discentes ouvintes. Constatamos ainda que as leis que amparam a inclusão precisam ser aplicadas como estão explícitas em seus artigos, e é necessário um maior empenho para que aconteça de fato a inclusão na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.