Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA, TRANSDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9903
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 1114
    "titulo" => "OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005).  A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA, TRANSDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_00_01_43_idinscrito_1114_07c9c70ff708a49760aa085ca216425b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELE SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "IZABELE"
    "autor_email" => "izabelesilvag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9903
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 1114
    "titulo" => "OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005).  A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA, TRANSDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_00_01_43_idinscrito_1114_07c9c70ff708a49760aa085ca216425b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELE SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "IZABELE"
    "autor_email" => "izabelesilvag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005). A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.