OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9903 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 1114 "titulo" => "OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005). A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA, TRANSDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_00_01_43_idinscrito_1114_07c9c70ff708a49760aa085ca216425b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELE SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "IZABELE" "autor_email" => "izabelesilvag@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9903 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 876 "inscrito_id" => 1114 "titulo" => "OFICINA EDUCOMUNICATIVA EM FOTOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo propõe a aplicação de oficinas educomunicativas sobre fotografia no ambiente escolar, sendo direcionada mais especificamente ao Programa Mais Educação (já vigente em várias escolas da região). Esta proposta surgiu a partir da experiência na disciplina Práticas Educomunicativas em Fotografia, do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. A disciplina foi ministrada pela Professora Doutora Maria das Graças Amaro e na ocasião, foi aplicada a oficina de fotografia junto uma das turmas do Mais Educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no bairro do Alto Branco, Campina Grande, PB. É fato que os aparatos tecnológicos estão cada vez mais presentes do dia a dia do ser humano, em geral. Por tanto, o objetivo deste tipo de atuação foi incluir na educação escolar elementos do cotidiano do aluno de maneira que o conhecimento desenvolvido na escola passe a refletir de maneira efetiva e atual as relações sociais do próprio aluno, o auxiliando em como lidar com elas. Assim, a fotografia, se encaixa como elemento de constante presença e uso na sociedade vigente e é um meio de comunicação de grande potencial educativo, desde que seja aproveitado o seu viés interpretativo, criativio e de raciocínio. A metodologia utilizada foi baseada no método espiral desenvolvido por Claudia Colla Grande (2010), mas outros autores também servirão como base teórica para a realização desta prática, a exemplo de: Adilson Citelli (2004) e Mc Luhan (2005). A fundamentação desta proposta se dá no novo campo de ação e reflexão que é a Educomunicação, onde a transdisciplinaridade encontra lugar na união dos campos da comunicação e educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, FOTOGRAFIA, TRANSDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_11_2014_00_01_43_idinscrito_1114_07c9c70ff708a49760aa085ca216425b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELE SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "IZABELE" "autor_email" => "izabelesilvag@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }