Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”

Palavra-chaves: ENSINO DE POESIA, GUARDANAPOS POÉTICOS, PIBID Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10052
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 611
    "titulo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA:  UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”"
    "resumo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”Edcarla Oliveira Bezerra – UEPB – Campus VIedcarlaoliveira@hotmail.com.brHumberto Carneiro Monte Júnior – UEPB – Campus VIhumberto_junior0@hotmail.com  Luana Kalline Moura Pereira – UEPB – Campus VI\t                                       luana-kalline@hotmail.com Maria Roselí da Silva Pereira – UEPB – Campus VImaroseli.silva@hotmail.com.brMarcelo Medeiros da Silva (Orientador)– UEPBmarcelomedeiros_silva@yahoo.comRESUMOA abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas errôneas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para identificar características de uma determinada escola literária, ilustrar figuras de linguagem. Sendo assim, o que se percebe é que essa abordagem não leva o aluno a descobrir a beleza do texto poético, mas, sim, faz com que se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero poesia a partir do livro “Eu me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel, o qual é composto por um conjunto de dizeres poéticos aliados a desenhos e imagens diversas, os quais, produzidos em guardanapos, procuram trazer à tona a linguagem poética que está presente no nosso dia-a-dia. Nosso objetivo é fazer com que haja uma aproximação dos alunos com a poesia de forma que se tornem não só consumidores, mas também produtores de poesia a partir de outros suportes, como os guardanapos, para circular em outras esferas que não apenas o livro impresso. A presente proposta está embasada nas orientações teórico-metodológicas de Silva (2009), Abramovich (1989) e Tavares (2007) e se assenta no pressuposto de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, GUARDANAPOS POÉTICOS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_46_35_idinscrito_611_db36e7853e0d7ebc0a08e25efacd3e55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELÍ"
    "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10052
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 611
    "titulo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA:  UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”"
    "resumo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”Edcarla Oliveira Bezerra – UEPB – Campus VIedcarlaoliveira@hotmail.com.brHumberto Carneiro Monte Júnior – UEPB – Campus VIhumberto_junior0@hotmail.com  Luana Kalline Moura Pereira – UEPB – Campus VI\t                                       luana-kalline@hotmail.com Maria Roselí da Silva Pereira – UEPB – Campus VImaroseli.silva@hotmail.com.brMarcelo Medeiros da Silva (Orientador)– UEPBmarcelomedeiros_silva@yahoo.comRESUMOA abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas errôneas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para identificar características de uma determinada escola literária, ilustrar figuras de linguagem. Sendo assim, o que se percebe é que essa abordagem não leva o aluno a descobrir a beleza do texto poético, mas, sim, faz com que se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero poesia a partir do livro “Eu me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel, o qual é composto por um conjunto de dizeres poéticos aliados a desenhos e imagens diversas, os quais, produzidos em guardanapos, procuram trazer à tona a linguagem poética que está presente no nosso dia-a-dia. Nosso objetivo é fazer com que haja uma aproximação dos alunos com a poesia de forma que se tornem não só consumidores, mas também produtores de poesia a partir de outros suportes, como os guardanapos, para circular em outras esferas que não apenas o livro impresso. A presente proposta está embasada nas orientações teórico-metodológicas de Silva (2009), Abramovich (1989) e Tavares (2007) e se assenta no pressuposto de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, GUARDANAPOS POÉTICOS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_46_35_idinscrito_611_db36e7853e0d7ebc0a08e25efacd3e55.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSELÍ"
    "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”Edcarla Oliveira Bezerra – UEPB – Campus VIedcarlaoliveira@hotmail.com.brHumberto Carneiro Monte Júnior – UEPB – Campus VIhumberto_junior0@hotmail.com Luana Kalline Moura Pereira – UEPB – Campus VI luana-kalline@hotmail.com Maria Roselí da Silva Pereira – UEPB – Campus VImaroseli.silva@hotmail.com.brMarcelo Medeiros da Silva (Orientador)– UEPBmarcelomedeiros_silva@yahoo.comRESUMOA abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas errôneas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para identificar características de uma determinada escola literária, ilustrar figuras de linguagem. Sendo assim, o que se percebe é que essa abordagem não leva o aluno a descobrir a beleza do texto poético, mas, sim, faz com que se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero poesia a partir do livro “Eu me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel, o qual é composto por um conjunto de dizeres poéticos aliados a desenhos e imagens diversas, os quais, produzidos em guardanapos, procuram trazer à tona a linguagem poética que está presente no nosso dia-a-dia. Nosso objetivo é fazer com que haja uma aproximação dos alunos com a poesia de forma que se tornem não só consumidores, mas também produtores de poesia a partir de outros suportes, como os guardanapos, para circular em outras esferas que não apenas o livro impresso. A presente proposta está embasada nas orientações teórico-metodológicas de Silva (2009), Abramovich (1989) e Tavares (2007) e se assenta no pressuposto de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.