LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10052 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”" "resumo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”Edcarla Oliveira Bezerra – UEPB – Campus VIedcarlaoliveira@hotmail.com.brHumberto Carneiro Monte Júnior – UEPB – Campus VIhumberto_junior0@hotmail.com Luana Kalline Moura Pereira – UEPB – Campus VI\t luana-kalline@hotmail.com Maria Roselí da Silva Pereira – UEPB – Campus VImaroseli.silva@hotmail.com.brMarcelo Medeiros da Silva (Orientador)– UEPBmarcelomedeiros_silva@yahoo.comRESUMOA abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas errôneas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para identificar características de uma determinada escola literária, ilustrar figuras de linguagem. Sendo assim, o que se percebe é que essa abordagem não leva o aluno a descobrir a beleza do texto poético, mas, sim, faz com que se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero poesia a partir do livro “Eu me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel, o qual é composto por um conjunto de dizeres poéticos aliados a desenhos e imagens diversas, os quais, produzidos em guardanapos, procuram trazer à tona a linguagem poética que está presente no nosso dia-a-dia. Nosso objetivo é fazer com que haja uma aproximação dos alunos com a poesia de forma que se tornem não só consumidores, mas também produtores de poesia a partir de outros suportes, como os guardanapos, para circular em outras esferas que não apenas o livro impresso. A presente proposta está embasada nas orientações teórico-metodológicas de Silva (2009), Abramovich (1989) e Tavares (2007) e se assenta no pressuposto de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, GUARDANAPOS POÉTICOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_46_35_idinscrito_611_db36e7853e0d7ebc0a08e25efacd3e55.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSELÍ" "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10052 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”" "resumo" => "LEITURA, POESIA E CRIAÇÃO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO LIVRO “EU ME CHAMO ANTÔNIO”Edcarla Oliveira Bezerra – UEPB – Campus VIedcarlaoliveira@hotmail.com.brHumberto Carneiro Monte Júnior – UEPB – Campus VIhumberto_junior0@hotmail.com Luana Kalline Moura Pereira – UEPB – Campus VI\t luana-kalline@hotmail.com Maria Roselí da Silva Pereira – UEPB – Campus VImaroseli.silva@hotmail.com.brMarcelo Medeiros da Silva (Orientador)– UEPBmarcelomedeiros_silva@yahoo.comRESUMOA abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas errôneas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para identificar características de uma determinada escola literária, ilustrar figuras de linguagem. Sendo assim, o que se percebe é que essa abordagem não leva o aluno a descobrir a beleza do texto poético, mas, sim, faz com que se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero poesia a partir do livro “Eu me Chamo Antônio”, de Pedro Gabriel, o qual é composto por um conjunto de dizeres poéticos aliados a desenhos e imagens diversas, os quais, produzidos em guardanapos, procuram trazer à tona a linguagem poética que está presente no nosso dia-a-dia. Nosso objetivo é fazer com que haja uma aproximação dos alunos com a poesia de forma que se tornem não só consumidores, mas também produtores de poesia a partir de outros suportes, como os guardanapos, para circular em outras esferas que não apenas o livro impresso. A presente proposta está embasada nas orientações teórico-metodológicas de Silva (2009), Abramovich (1989) e Tavares (2007) e se assenta no pressuposto de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE POESIA, GUARDANAPOS POÉTICOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_18_46_35_idinscrito_611_db36e7853e0d7ebc0a08e25efacd3e55.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROSELÍ" "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }