NÓVOA: UMA FORMA DE ROMPER COM O ACHISMO NA PEDAGOGIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10096 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "NÓVOA: UMA FORMA DE ROMPER COM O ACHISMO NA PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste trabalho estabeleceremos um diálogo entre a realidade vivenciada numa visita feita a uma turma de quinto ano do ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Crato-CE, com as leituras e discussões sobre o pensar a formação de Antonio Nóvoa, desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Movimentos Sociais e Educação-NUPEMSE e as reflexões coletivas acerca da maneira como o curso de Pedagogia da URCA vem formando os seus futuros professores. A partir das leituras e reflexões sobre a proposta de Nóvoa constatamos uma enorme lacuna entre as bandeiras teóricas que os professores levantam e o que de fato está acontecendo nas escolas de ensino fundamental, havendo uma defasagem entre teoria e prática, dessa forma, passamos a acreditar que uma formação sólida de professores deve conter mais vivências dos universitários em escolas de ensino fundamental. Esse trabalho se justifica pela necessidade de propor novos caminhos para a nossa graduação, novas possibilidades de formar professores, utilizando também Nóvoa como referência para a nossa práxis. Esse artigo tem como objetivos: Contextualizar os textos do Nóvoa com a realidade de uma sala de aula de escola pública e tecer uma critica ao currículo de Pedagogia da URCA. A partir de leituras dos textos do autor supracitado, o NUPEMSE decidiu fazer observações em escolas de ensino fundamental da rede pública para que pudéssemos fundamentar as nossas leitura e discussões. A partir desse estudo pudemos constatar que o nosso curso de Pedagogia, enquanto formador de professores, ainda tem muito que melhorar e que, de fato, precisamos experienciar mais para que as vivências complementem nossas leituras numa relação dialética dentro da formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "PROFESSORES, NÓVOA, PRÁXIS DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_12_37_01_idinscrito_1150_9f3a30232a7f44622cb32bdad479ff91.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO WESLEI DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO WESLEI" "autor_email" => "wesleipedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10096 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 1150 "titulo" => "NÓVOA: UMA FORMA DE ROMPER COM O ACHISMO NA PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste trabalho estabeleceremos um diálogo entre a realidade vivenciada numa visita feita a uma turma de quinto ano do ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Crato-CE, com as leituras e discussões sobre o pensar a formação de Antonio Nóvoa, desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Movimentos Sociais e Educação-NUPEMSE e as reflexões coletivas acerca da maneira como o curso de Pedagogia da URCA vem formando os seus futuros professores. A partir das leituras e reflexões sobre a proposta de Nóvoa constatamos uma enorme lacuna entre as bandeiras teóricas que os professores levantam e o que de fato está acontecendo nas escolas de ensino fundamental, havendo uma defasagem entre teoria e prática, dessa forma, passamos a acreditar que uma formação sólida de professores deve conter mais vivências dos universitários em escolas de ensino fundamental. Esse trabalho se justifica pela necessidade de propor novos caminhos para a nossa graduação, novas possibilidades de formar professores, utilizando também Nóvoa como referência para a nossa práxis. Esse artigo tem como objetivos: Contextualizar os textos do Nóvoa com a realidade de uma sala de aula de escola pública e tecer uma critica ao currículo de Pedagogia da URCA. A partir de leituras dos textos do autor supracitado, o NUPEMSE decidiu fazer observações em escolas de ensino fundamental da rede pública para que pudéssemos fundamentar as nossas leitura e discussões. A partir desse estudo pudemos constatar que o nosso curso de Pedagogia, enquanto formador de professores, ainda tem muito que melhorar e que, de fato, precisamos experienciar mais para que as vivências complementem nossas leituras numa relação dialética dentro da formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "PROFESSORES, NÓVOA, PRÁXIS DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_12_37_01_idinscrito_1150_9f3a30232a7f44622cb32bdad479ff91.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO WESLEI DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO WESLEI" "autor_email" => "wesleipedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }