Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 190
DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA., ESCRITA., APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID

Resumo

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID SANTOS, Ana Maria Felipe.Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID SOUZA, Edilene Marinho de. Graduanda de Pedagogia/ UEPB Bolsista PIBID MATA, Luana da Mata.Graduanda de Pedagogia/ UEPB. Bolsista PIBID VALE, Elisabete Carlos do.Professora da UEPB. Coordenadora de área PIBID Resumo A produção da escrita e a formação de um leitor proficiente, no contexto da maioria das escolas públicas, ainda constitui-se como um dos principais desafios a ser enfrentado pelos professores do ensino fundamental. Pudemos constatar tal aspecto a partir da nossa experiência como bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vivenciada na Escola Municipal Maria José de Carvalho em Campina Grande/PB. A partir de uma observação inicial do cotidiano da sala de aula que nos permitiu um prévio conhecimento das características da turma, percebemos a necessidade de problematizar as produções de escritas e respectivas leituras feitas pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da referida escola. Tendo como referência os elementos captados durante a observação, organizamos o Projeto de intervenção didática: “Ler e criar: para aprender, basta começar” que está em desenvolvimento. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo, refletir sobre as práticas de leitura e escrita experienciadas pelos alunos, a partir do projeto de intervenção didática. Palavras-chave: Leitura. Escrita. Aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.