ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONTEÚDOS EXISTENTES NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
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O conhecimento simplificado em diversos momentos torna-se completamente distorcido do que realmente é ciência e acaba deixando de enfatizar inúmeros fatos que são importantes para o estudo de determinados assuntos.A partir disso, surgiu a necessidade de expor a importância do HFC (história e filosofia da ciência) nos livros de ciências, para que o aluno tenha uma aprendizagem não só dos conteúdos matemáticos, como também de seu papel como cidadão.Ao mesmo tempo, para evitar que haja uma distorção nos conteúdos científicos e desenvolvimento da ciência, é preciso uma preocupação por parte dos educadores, para que certos assuntos não se tornem ainda mais mistificados dentro e fora da sala de aula. Para atingirmos nossos objetivos e sucesso no projeto, foram utilizados alguns critérios, tendo como embasamento os trabalhos de Wang (1998), El-Hani (2006), Moreira (2007) e Pumfrey (1991). 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Estes livros foram escolhidos de acordo com a sua utilização no IFPB- Campus Monteiro, com a finalidade de constatar se houve mudanças nos critérios dos autores quanto a sua abordagem histórica. Ao fim da análise desses livros e do uso dos mesmos no cotidiano, chegamos à conclusão de que é muito comum encontrarmos contradições quanto à história e a natureza da ciência nos livros didáticos de física. Percebemos a influência do HFC para um ensino mais cultural e cidadão em todas as áreas de conhecimento, inclusive na disciplina de física. E que é de suma importância que os educadores juntos, cumpram esse importante papel, que é levar a HFC para os alunos de uma forma clara e real, para que não ocorra um pseudo conhecimento e um resultado inverso ao esperado do uso do conhecimento histórico e filosófico nas disciplinas de ciências." 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