Os livros didáticos de física atuais, utilizados por alunos de ensino médio de todo o país, apresentam uma escassez de conteúdos histórico-científicos em seus contextos. Contrariamente ao que está previsto nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), esta abordagem utilizada pelos manuais didáticos não enfatiza a produção científica como uma complexa “empreitada humana”, mas realça um processo de produção científica. O conhecimento simplificado em diversos momentos torna-se completamente distorcido do que realmente é ciência e acaba deixando de enfatizar inúmeros fatos que são importantes para o estudo de determinados assuntos.A partir disso, surgiu a necessidade de expor a importância do HFC (história e filosofia da ciência) nos livros de ciências, para que o aluno tenha uma aprendizagem não só dos conteúdos matemáticos, como também de seu papel como cidadão.Ao mesmo tempo, para evitar que haja uma distorção nos conteúdos científicos e desenvolvimento da ciência, é preciso uma preocupação por parte dos educadores, para que certos assuntos não se tornem ainda mais mistificados dentro e fora da sala de aula. Para atingirmos nossos objetivos e sucesso no projeto, foram utilizados alguns critérios, tendo como embasamento os trabalhos de Wang (1998), El-Hani (2006), Moreira (2007) e Pumfrey (1991). Esses critérios são:A. Regras para a seleção de uma unidade de referência (um parágrafo completo no texto principal);B. Regras para definir se uma unidade de referência pode ou não ser entendida como uma unidade de HFC (quando o parágrafo contém informações adicionais sobre o cientista citado);C. Itens de classificação de uma unidade de HFC (fatores que determinam a importância de interferência de contextos científicos em alguma teoria e/ ou experiência).Para a aplicação do roteiro elaborado, foram escolhidos três livros didáticos de física do Ensino Médio utilizados pelos alunos do Campus Monteiro e foram aplicados os critérios utilizados nas partes A, B e C, citadas anteriormente. Considerou- se aqueles que foram aprovados de acordo com as diretrizes propostas pelo PNLD (2010) e pelo PNLEM (2007). Estes livros foram escolhidos de acordo com a sua utilização no IFPB- Campus Monteiro, com a finalidade de constatar se houve mudanças nos critérios dos autores quanto a sua abordagem histórica. Ao fim da análise desses livros e do uso dos mesmos no cotidiano, chegamos à conclusão de que é muito comum encontrarmos contradições quanto à história e a natureza da ciência nos livros didáticos de física. Percebemos a influência do HFC para um ensino mais cultural e cidadão em todas as áreas de conhecimento, inclusive na disciplina de física. E que é de suma importância que os educadores juntos, cumpram esse importante papel, que é levar a HFC para os alunos de uma forma clara e real, para que não ocorra um pseudo conhecimento e um resultado inverso ao esperado do uso do conhecimento histórico e filosófico nas disciplinas de ciências.