NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9761 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 632 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográfica se de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO APROFUNDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_39_31_idinscrito_54_10bd9031a867e074ec81a1c7017c0e24.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9761 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 632 "inscrito_id" => 54 "titulo" => "NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográfica se de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO APROFUNDADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_39_31_idinscrito_54_10bd9031a867e074ec81a1c7017c0e24.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }