Este trabalho integra pesquisa mais abrangente, que tem como objetivo compreender os impactos da pandemia da COVID-19 nas relações de ensino, analisando e sistematizando a proposição de práticas pedagógicas que consideram as condições concretas de desenvolvimento humano. A partir de meados de 2020, um grupo de professores das redes públicas do interior do estado de São Paulo começou a se reunir sistematicamente de forma remota para uma reflexão conjunta sobre os desafios enfrentados na atividade docente no contexto pandêmico. Tais reuniões do grupo de estudos levaram a uma formalização de um projeto de pesquisa, no qual o presente estudo se insere. Assumindo a ancoragem teórica e metodológica da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a presente pesquisa de mestrado terá como foco investigar os impactos da pandemia na vida escolar das crianças no processo de retorno ao ensino presencial. Para efeitos deste trabalho, apresentaremos uma análise preliminar desta temática a partir de reuniões do banco de dados do projeto de pesquisa que ocorreram no início de 2022, nas quais as professoras do grupo de estudos relataram os desafios enfrentados neste processo