Temos como objetivo abordar os desafios que enfrentamos na sala de aula no ensino da língua portuguesa no que diz respeito à produção de gêneros textuais. Com o advento da pandemia da Covid-19 e o contexto do ensino remoto, esses desafios aumentaram. Desde o estudo do gênero até o retorno do texto do aluno foram necessárias adaptações. Foi necessário um novo olhar a respeito da forma de estudar o gênero e na forma de orientar o planejamento, a elaboração dos textos até chegar à correção dos textos produzidos. Como aporte teórico dessa prática, destacamos as contribuições para compreensão das memórias literárias e de aspectos sociais que circundam o gênero. Quanto aos aspectos didático-metodológicos, temos a proposta de estruturação de sequências didáticas, a noção de retextualização e a proposta de trabalho com as competências socioemocionais do Instituto Ayrton Senna. Nesta perspectiva, o presente artigo visa apresentar as atividades desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa em ensino remoto no contexto da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, na qual foram produzidas memórias literárias. A escolha dessa prática se deve às adaptações operadas na forma de organização das atividades das oficinas de produção textual da OLP e ao desenvolvimento de estratégias que buscavam motivar os alunos à produção e à participação nas turmas de 6º anos, realizamos atividades voltadas às Memórias Literárias, visando a temática “O lugar onde vivo”. Abordando atividades lúdicas para atingir o maior número de alunos com aprendizagem satisfatória, bem como momentos de conversas com utilização de vídeos da temática abordada e motivacionais, além do estudo do gênero textual e os aspectos gramaticais da língua.