A acessibilidade é condição fundamental a todo e qualquer processo de inclusão social. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de oficina desenvolvida pelo Projeto de extensão universitária Inclusão em Debate e seu percurso metodológico. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foi dividido nas seguintes etapas: (1) levantamento de referencial bibliográfico; (2) organização dos tópicos da oficina; (3) reuniões de planejamento; (4) elaboração do projeto; (5) Cadastro da oficina; (6) Reserva de espaço para a realização da oficina; (7) Solicitação de interpretes para acessibilidade em libras da oficina; (8) Elaboração do Card de divulgação; (9) Audiodescrição do Card para divulgação nas redes sociais; (10) Divulgação da Oficina e inscrições; (11) Elaboração dos materiais; e (12) Realização da Oficina. A oficina intitulada “Acessibilidade comunicacional: rompendo barreiras no âmbito escolar” ocorreu em março de 2023. Inscreveram-se 50 participantes, destes 12 eram surdos. A oficina durou duas horas e ocorreu em uma sala do pavilhão de salas de aula da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. Dentre os presentes estavam discentes dos cursos de Licenciatura em Letras Libras, em Letras Português e Pedagogia, além dos intérpretes de libras da universidade e discentes de outras instituições de ensino superior. O aporte teórico apresentado voltou-se a conceitos sobre comunicação, inclusão e acessibilidade. Buscou-se as literaturas de Bakhtin (2003), Freire (2005) e Sassaki (1999). Foram desenvolvidas duas dinâmicas: “Desenho do Urso” e “O que é inclusão para você?”. A primeira teve por objetivo discutir as barreiras da comunicação e a segunda refletir sobre a importância da acessibilidade para a inclusão. A oficina foi bastante interativa. Ao final os participantes preencheram um formulário de avaliação, ao qual se obteve 100% de feedback positivo, tanto no que se refere ao conteúdo das oficinas, quanto ao projeto e às ministrantes.