O atual panorama socioeconómico do Brasil, onde a crise da desigualdade está presente em toda a parte, convida a escola a refletir sobre o seu papel na sociedade. Assim, o objetivo desta comunicação é realizar uma reflexão a partir de uma análise crítica do contexto a partir de uma filosofia pedagógica ética e solidária, a fim de melhorar a competência socioafetiva dos alunos nas escolas e, com isso, da sociedade. Propõe-se como tese apresentar o sistema educativo a partir de uma abordagem humanista, onde os problemas dos "outros" são entendidos como nossas responsabilidades e a pedagogia atua como agente reivindicador do ser a partir da ética da solidariedade. A metodologia utilizada para este trabalho foi a abordagem qualitativa do tipo hermenêutico-crítico. Consequentemente, propõe-se, a partir da análise crítica, a construção de um novo aparato sistémico onde o bem-estar coletivo desterra a individualidade enraizada como produto da globalização, tornando assim a solidariedade e a pedagogia ética no aparato reflexivo do ser que busca a sua emancipação para alcançar a tão almejada igualdade social. Conclui-se que, diante da necessidade de mudança global, a pedagogia solidária e ética surge como o caminho a ser seguido para o bem comum, onde a reflexão interna do ser torna-se uma ação político coletiva inculcada a partir da sala de aula.