Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPTANDO ÁGUAS, PLANTANDO SEMENTES E COLHENDO QUALIDADE DE VIDA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente escrito objetiva relatar a experiência promovida pelo projeto “Captando águas, plantando sementes e colhendo qualidade de vida” que foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Sérgio Francisco da Silva, situada no bairro Lamarão, Aracaju, Sergipe, em 2021. A ocupação dessa área se deu de maneira irregular, o que acarreta vários problemas socioeconômicos e ambientais, tais como alta criminalidade, ocupação irregular do solo, depredação ambiental e falta saneamento básico. Para trabalhar com essas problemáticas socioambientais se fez necessário ações de Educação Ambiental (EA) para proporcionar a toda comunidade escolar a aquisição de conhecimentos, valores e atitudes necessárias para enfrentarem as adversidades, bem como protegerem e melhorarem o meio ambiente em que vivem. Para suscitar a construção do conhecimento integral e significativo, e assim um processo educacional mais integrativo e interativo, adotamos a Pedagogia de Projetos para trabalhar as principais problemáticas assinaladas pelos educandos. A partir dos apontamentos discentes, feitos durante a Oficina do Futuro, uma metodologia participativa para a construção de projetos colaborativos, surgiu o projeto com o objetivo de construir uma cisterna com sistema de abastecimento e armazenamento alimentado por calhas para a captação de águas pluviais do telhado da escola. Como resultados obtivemos: Aprofundamento das questões relacionadas à água; Surgimento de uma consciência ambiental na comunidade escolar; Maior envolvimento e participação da comunidade escolar nas questões socioambientais da escola e do bairro; Correlação das questões locais com os problemas socioambientais globais; Replicação do reaproveitamento da água pluvial nas casas dos educandos; Economia financeira decorrente da redução da conta de água. Ao participar do processo de construção do conhecimento, o educando abandona a passividade, assumindo a atividade e reflexividade sobre os principais problemas socioambientais locais. Além disso, desenvolve pensamentos de forma integrada, a fim de alcançarem soluções comuns.

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