Neste artigo apresentamos um levantamento, realizado em periódicos sobre educação e ensino de ciências e biologia do Brasil, buscando compreender e analisar como a música tem sido empregada nessas pesquisas, apresentando as metodologias utilizadas, similitudes e diferenças quanto a finalidade de cada artigo comentado. Para tanto, realizamos uma pesquisa na plataforma sucupira buscando periódicos com Qualis reconhecido pela a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando como termo de busca “música no ensino da biologia” ou “música no ensino de biologia e ciências no Brasil” ou ainda, a seguinte pergunta: “como se utilizar a música no ensino nas ciências biológicas? métodos e sugestões de ideias. A análise dos artigos encontrados apontou para o fato de que o tema abordado ainda é pouco explorado, diante de sua importância na história da humanidade, resultando em apenas 7 artigos das principais revistas sobre ensino de ciências e biologia do Brasil. Esse fato reforça a necessidade de investir ainda mais em trabalhos acadêmicos falando e analisando a música como ferramenta pedagógica na educação básica e no ensino de ciências e biologia. No final deste ensaio, expomos a forma como temos trabalhado esta relação entre música o ensino das ciências biológicas sem esquecer dos conceitos aplicáveis de meio ambiente.