O Ensino de Ciências nos anos iniciais traz conhecimentos científicos importantes que fazem parte do cotidiano dos alunos como: os recursos naturais renováveis e não-renováveis, a preservação do meio ambiente e fenômenos das Ciências Naturais. A água é um importante recurso natural, que precisa ser preservado, a reutilização desse recurso é importante para o meio ambiente e a sociedade como um todo, a escola pode contribuir com práticas de economia e/ou reutilização desse recurso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal em Serra Talhada- PE, que usa um sistema de reutilização de recursos hídricos em suas atividades, e desenvolveu um projeto pedagógico para as aulas de Ciências intitulado: “Vamos economizar a água de nossa escola?” Esse projeto tinha como meta desenvolver ações que pudesse contribuir com redução de consumo de água na instituição. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, buscou analisar como funcionava o projeto pedagógico na prática. Para tanto, foram realizadas observações em duas turmas da escola, uma de 4° e outra de 5° ano, para identificar as etapas de inserção do projeto pedagógico, depois foram aplicados questionários semiestruturados com as professoras dessas duas turmas e a coordenadora pedagógica. Os resultados apontaram que o projeto foi bem aceitos pelos alunos nas aulas expositivas de Ciências, despertando o interesse deles em fazerem pesquisas sobre a temática nessa área do conhecimento. Por sua vez, o sistema de reutilização de água utilizado na escola trouxe contribuições importantes para o desenvolvimento de atividades da instituição, por ela está localizada em uma região semiárida do sertão nordestino que sofre com faltas de água, o sistema prolonga o uso desse recurso, e foi explorado nas aulas expositivas de Ciências.