TRABALHANDO A REDUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96198 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 1327 "titulo" => "TRABALHANDO A REDUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O Ensino de Ciências nos anos iniciais traz conhecimentos científicos importantes que fazem parte do cotidiano dos alunos como: os recursos naturais renováveis e não-renováveis, a preservação do meio ambiente e fenômenos das Ciências Naturais. A água é um importante recurso natural, que precisa ser preservado, a reutilização desse recurso é importante para o meio ambiente e a sociedade como um todo, a escola pode contribuir com práticas de economia e/ou reutilização desse recurso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal em Serra Talhada- PE, que usa um sistema de reutilização de recursos hídricos em suas atividades, e desenvolveu um projeto pedagógico para as aulas de Ciências intitulado: “Vamos economizar a água de nossa escola?” Esse projeto tinha como meta desenvolver ações que pudesse contribuir com redução de consumo de água na instituição. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, buscou analisar como funcionava o projeto pedagógico na prática. Para tanto, foram realizadas observações em duas turmas da escola, uma de 4° e outra de 5° ano, para identificar as etapas de inserção do projeto pedagógico, depois foram aplicados questionários semiestruturados com as professoras dessas duas turmas e a coordenadora pedagógica. Os resultados apontaram que o projeto foi bem aceitos pelos alunos nas aulas expositivas de Ciências, despertando o interesse deles em fazerem pesquisas sobre a temática nessa área do conhecimento. Por sua vez, o sistema de reutilização de água utilizado na escola trouxe contribuições importantes para o desenvolvimento de atividades da instituição, por ela está localizada em uma região semiárida do sertão nordestino que sofre com faltas de água, o sistema prolonga o uso desse recurso, e foi explorado nas aulas expositivas de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1327_TB2033_13112023123152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONRADO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "Adriana Conrado" "autor_email" => "adriana.conrado@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96198 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2033 "inscrito_id" => 1327 "titulo" => "TRABALHANDO A REDUÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O Ensino de Ciências nos anos iniciais traz conhecimentos científicos importantes que fazem parte do cotidiano dos alunos como: os recursos naturais renováveis e não-renováveis, a preservação do meio ambiente e fenômenos das Ciências Naturais. A água é um importante recurso natural, que precisa ser preservado, a reutilização desse recurso é importante para o meio ambiente e a sociedade como um todo, a escola pode contribuir com práticas de economia e/ou reutilização desse recurso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal em Serra Talhada- PE, que usa um sistema de reutilização de recursos hídricos em suas atividades, e desenvolveu um projeto pedagógico para as aulas de Ciências intitulado: “Vamos economizar a água de nossa escola?” Esse projeto tinha como meta desenvolver ações que pudesse contribuir com redução de consumo de água na instituição. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, buscou analisar como funcionava o projeto pedagógico na prática. Para tanto, foram realizadas observações em duas turmas da escola, uma de 4° e outra de 5° ano, para identificar as etapas de inserção do projeto pedagógico, depois foram aplicados questionários semiestruturados com as professoras dessas duas turmas e a coordenadora pedagógica. Os resultados apontaram que o projeto foi bem aceitos pelos alunos nas aulas expositivas de Ciências, despertando o interesse deles em fazerem pesquisas sobre a temática nessa área do conhecimento. Por sua vez, o sistema de reutilização de água utilizado na escola trouxe contribuições importantes para o desenvolvimento de atividades da instituição, por ela está localizada em uma região semiárida do sertão nordestino que sofre com faltas de água, o sistema prolonga o uso desse recurso, e foi explorado nas aulas expositivas de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1327_TB2033_13112023123152.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONRADO DE SÁ" "autor_nome_curto" => "Adriana Conrado" "autor_email" => "adriana.conrado@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }