De acordo com os PCN, estar formado para a vida significa, outros aspectos, “saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir, participar socialmente, e adquirir uma atitude de permanente aprendizado”. Propor estratégias e metodologias que aproximem a vida com os conteúdos de ensino como os Temas Químicos Sociais-TQS são interessantes por possibilitar o desenvolvimento de um tema numa perspectiva interdisciplinar pondo o discente em permanente atividade na construção do conhecimento. O objetivo é propor uma estratégia para o ensino de conteúdos de química como funções orgânicas, de biologia como sistema linfático e circulatório, de história/geografia/sociologia como a formação, dinâmica e importância das feiras-livres, produtos naturais, herança de povos tradicionais, migração, etc, à partir do TQS óleo de massagem dentro das temáticas medicamentos e produtos naturais. Fez-se uma pesquisa sobre as concepções prévias dos discentes sobre o tema, a metodologia foi a aplicação de um questionário com oito perguntas, o público-alvo foi um grupo de discentes da 1ª série do EM de uma escola pública da Paraíba. Dentre as respostas obtidas, destaca-se que para 67% dos discentes os produtos naturais são mais saudáveis que os alopáticos porque não contém química. A ideia de que produtos farmacêuticos contém química em contraponto aos naturais vem, certamente, da forte influência dos costumes de se manusear sem qualquer necessidade de conhecimentos específicos nem cálculos matemáticos matérias-primas encontradas na natureza, sem manuseio prévio, aviso de cuidados, etc. Isso nos mostra como o senso-comum é importante. Parte dos alunos compartilham da mesma ideia com pouca da formação de modelos explicativos para materiais, produtos e fenômenos. Defende-se aqui que a forma mais eficiente para romper essa barreira e aproximar esses “mundos” de educação formal e tradição-costumes é a abordagem de temas como óleo de massagem, explorando as propriedades fitoterápicas das plantas e reconhecendo a importância das tradições.