Os desafios de ensinar história para estudantes de forma integrada aos processos de alfabetização e letramento, numa perspectiva bilíngue, nos suscitaram a seguinte problemática de pesquisa: como estabelecer interfaces entre o ensino de História bilíngue (Libras - português), nos anos iniciais do ensino fundamental, com os fundamentos de alfabetização e letramento, na perspectiva de ensino língua portuguesa como segunda língua (L2), à luz da Pedagogia histórico-crítica? Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é elaborar materiais didáticos com sugestões de atividades bilíngues a partir da interrelação dos fundamentos do ensino de história com as práticas de alfabetização e letramento, à luz da Pedagogia histórico-crítica. A metodologia do projeto inclui uma primeira etapa exploratória de pesquisa bibliográfica e de levantamento de demandas por produção de materiais didáticos bilíngues. A segunda etapa, de produção dos materiais didáticos, seguirá o modelo metodológico de design instrucional denominado ADDIE - Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation. Por último, teremos a socialização dos resultados com a comunidade acadêmica e com a rede pública de ensino.