O presente artigo trata de um estudo sobre os diversos enveredamentos trilhado pelos professores alfabetizadores que buscam estratégias inovadoras objetivando êxito durante o processo de alfabetização de nossas crianças. O objetivo desta produção será refletir sobre os elementos pedagógicos que referenciam e direcionam a prática docente dos professores durante o ciclo de alfabetização. O trabalho será realizado a partir dos pressupostos da pesquisa bibliográfica, etnográfica e qualitativa. Acreditamos que a sala de aula é um espaço onde se socializam saberes e constrói aprendizagens, principalmente para aqueles que escolheram trilhar pelos os caminhos da docência. O processo de construção da leitura e escrita durante o ciclo de alfabetização será o ponto de partida do referido artigo, cujo foco das observações e reflexões será o caminho trilhado pelo professor alfabetizar em prol de uma alfabetização consolidada com exatidão e sucesso. Esta produção está fundamentada nas ideias defendidas por Freire(1996), Minayo(1994), DCNEI(2012) e BNCC(2022). A análise indicou que as atuais estratégias utilizadas por nossos docentes em regência de sala são de grande relevância para o bom desempenho dos alunos que se encontram em processo de alfabetização. O desenvolvimento e a aplicabilidade de estratégias diferenciadas durante o ciclo de alfabetização pode ser o fator determinante neste processo identitário da leitura e da escrita em crianças que se encontram em processo de alfabetização. Temos a compreensão que a atividade profissional do professor alfabetizador deve ser a mediação existente entre a criança que aprende através de metodologias diversificadas e o conteúdo ensinado pelo referido professor; portanto, alfabetizar não é uma tarefa fácil, porém, é algo fantástico, quando descobrimos a metodologia adequada capaz de consolidar o processo de construção da leitura e escrita de nossos pequenos aprendentes.