Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98607
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5221
    "inscrito_id" => 15715
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A importância da extensão universitária na formação de professores, está em possibilitar as discussões de temas importantes para docência, este trabalho objetiva analisar o processo de formação inicial docentes em atividades de extensão desenvolvidas durante o ano de 2022, a partir do projeto de extensão Espaço de Experiências do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HCBC) no Centro de Humanidades da UEPB, o quanto práticas extensionistas voltadas para a capacitação e qualificação de futuros docentes foram necessárias. Dado que, é a partir da relação teoria e prática que os licenciandos conseguem pensar e analisar suas ações metodológicas, buscando serem docentes reflexivos e críticos de suas práticas. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a observação participante e a aplicação de questionários com os participantes. Esta pesquisa é qualitativa, pois buscou-se descrever as atividades realizadas através do projeto, a socialização e o compartilhamento de técnicas de ensino que visassem um ensino-aprendizagem mais lúdico, dinâmico e prazeroso, procurando quebrar as barreiras do tradicionalismo das aulas de Geografia na educação básica. As atividades realizadas focaram em quebrar as amarras da sala de aula, no qual foram utilizados diversos espaços do campus universitário para o ensino-aprendizagem dos extensionistas, mostrando que qualquer local pode-se tornar lugar de aprendizado. Ademais, utilizou-se nas ações, diversas estratégias para as temáticas que foram trabalhadas, assim como o uso dos distintos recursos-materiais-didáticos se tornaram constantes para o desenvolvimento das práticas. Todas as ações buscaram demonstrar as possibilidades dos diversos materiais e recursos que podem ser usados para tornar o ensino mais significativo. Sendo, necessário que os professores busquem sair de suas zonas de conforto para fazerem um ensino mais relevante para com seus alunos. Portanto, partindo de tudo que foi desenvolvido pudemos constatar o mérito das ações extensionistas voltados para a qualificação e a capacitação dos professores de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15715_TB5221_03102023141509.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA"
    "autor_email" => "ana993538598@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98607
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5221
    "inscrito_id" => 15715
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A importância da extensão universitária na formação de professores, está em possibilitar as discussões de temas importantes para docência, este trabalho objetiva analisar o processo de formação inicial docentes em atividades de extensão desenvolvidas durante o ano de 2022, a partir do projeto de extensão Espaço de Experiências do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HCBC) no Centro de Humanidades da UEPB, o quanto práticas extensionistas voltadas para a capacitação e qualificação de futuros docentes foram necessárias. Dado que, é a partir da relação teoria e prática que os licenciandos conseguem pensar e analisar suas ações metodológicas, buscando serem docentes reflexivos e críticos de suas práticas. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a observação participante e a aplicação de questionários com os participantes. Esta pesquisa é qualitativa, pois buscou-se descrever as atividades realizadas através do projeto, a socialização e o compartilhamento de técnicas de ensino que visassem um ensino-aprendizagem mais lúdico, dinâmico e prazeroso, procurando quebrar as barreiras do tradicionalismo das aulas de Geografia na educação básica. As atividades realizadas focaram em quebrar as amarras da sala de aula, no qual foram utilizados diversos espaços do campus universitário para o ensino-aprendizagem dos extensionistas, mostrando que qualquer local pode-se tornar lugar de aprendizado. Ademais, utilizou-se nas ações, diversas estratégias para as temáticas que foram trabalhadas, assim como o uso dos distintos recursos-materiais-didáticos se tornaram constantes para o desenvolvimento das práticas. Todas as ações buscaram demonstrar as possibilidades dos diversos materiais e recursos que podem ser usados para tornar o ensino mais significativo. Sendo, necessário que os professores busquem sair de suas zonas de conforto para fazerem um ensino mais relevante para com seus alunos. Portanto, partindo de tudo que foi desenvolvido pudemos constatar o mérito das ações extensionistas voltados para a qualificação e a capacitação dos professores de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15715_TB5221_03102023141509.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CARLA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CARLA"
    "autor_email" => "ana993538598@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A importância da extensão universitária na formação de professores, está em possibilitar as discussões de temas importantes para docência, este trabalho objetiva analisar o processo de formação inicial docentes em atividades de extensão desenvolvidas durante o ano de 2022, a partir do projeto de extensão Espaço de Experiências do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HCBC) no Centro de Humanidades da UEPB, o quanto práticas extensionistas voltadas para a capacitação e qualificação de futuros docentes foram necessárias. Dado que, é a partir da relação teoria e prática que os licenciandos conseguem pensar e analisar suas ações metodológicas, buscando serem docentes reflexivos e críticos de suas práticas. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram a observação participante e a aplicação de questionários com os participantes. Esta pesquisa é qualitativa, pois buscou-se descrever as atividades realizadas através do projeto, a socialização e o compartilhamento de técnicas de ensino que visassem um ensino-aprendizagem mais lúdico, dinâmico e prazeroso, procurando quebrar as barreiras do tradicionalismo das aulas de Geografia na educação básica. As atividades realizadas focaram em quebrar as amarras da sala de aula, no qual foram utilizados diversos espaços do campus universitário para o ensino-aprendizagem dos extensionistas, mostrando que qualquer local pode-se tornar lugar de aprendizado. Ademais, utilizou-se nas ações, diversas estratégias para as temáticas que foram trabalhadas, assim como o uso dos distintos recursos-materiais-didáticos se tornaram constantes para o desenvolvimento das práticas. Todas as ações buscaram demonstrar as possibilidades dos diversos materiais e recursos que podem ser usados para tornar o ensino mais significativo. Sendo, necessário que os professores busquem sair de suas zonas de conforto para fazerem um ensino mais relevante para com seus alunos. Portanto, partindo de tudo que foi desenvolvido pudemos constatar o mérito das ações extensionistas voltados para a qualificação e a capacitação dos professores de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.