O presente artigo discute a inserção e a identidade cultural dos surdos quanto a aproximação e conhecimentos prévios sobre as histórias e as músicas de carnaval resgatando a possibilidade de torná-los cidadãos que participem ativamente nas épocas culturais que estão inseridas no calendário nacional, como maneira de reafirmar e resgatar seus direitos à cultura, identidade social e conhecimentos gerais até mesmo de senso comum acerca do tema. O objetivo deste artigo consiste em caracterizar a atividade de apresentação das marchinhas de carnaval realizadas pelo núcleo do PIBID interdisciplinar (Português e Libras), como forma de fomentar a reflexão no tocante aos direitos e a inserção dos surdos no contexto cultural nacional. Contudo, concluímos que esta pesquisa ressalta a notoriedade das traduções e interpretações em Libras das expressões carnavalescas para com a inclusão da comunidade surda na cultura ouvintista do país. A metodologia adotada foi a realização de referencial teórico em torno do tema e um estudo de caso realizado com alunos do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo. Considerando a exclusão sofrida pela comunidade surda nas tradições culturais, frisamos o reconhecimento da diversidade cultural na nossa sociedade e inclusão dos sujeitos surdos neste contexto, ressignificando-os como sujeitos de identidade, construtores e reprodutores de culturas diversas utilizando de sua língua materna.