Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EU E O OUTRO: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98963
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "EU E O OUTRO: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O desenvolvimento das competências socioemocionais tem sido cada vez mais requisitado para o favorecimento e estímulo das capacidades cognitivas, da dinâmica da convivência, das relações afetivas e da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos e emoções. A partir da identificação dessa demanda, este projeto de extensão foi executado pelo Instituto Federal da Paraíba, Campus Santa Luzia. Como metodologia, aplicamos o Big Five, uma análise sobre comportamentos representativos de todas as características de personalidade que um indivíduo pode ter (abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, consciência e estabilidade emocional) cujo objetivo foi trabalhar as competências socioemocionais, tendo como foco a proteção à saúde mental e a prevenção ao bullying para uma convivência saudável no ambiente escolar bem como, fora dele. Os temas foram abordados a partir de debates; exibição de filmes; confecção de materiais, dinâmicas; dramatizações; leitura de poesias, textos informativos, fábulas, mensagens; palestras; mesas redondas. No primeiro bimestre de execução do projeto foram alcançados resultados como seleção e formação das equipes, planejamento das atividades, reuniões de preparação com os membros, aproximação com a escola parceira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID645_TB5690_04102023194050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINAIDE MARIA DE SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCI SOUTO"
    "autor_email" => "francinaide.souto@ifpb.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS SANTA LUZIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98963
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "EU E O OUTRO: AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO FATOR DE PROTEÇÃO À SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "O desenvolvimento das competências socioemocionais tem sido cada vez mais requisitado para o favorecimento e estímulo das capacidades cognitivas, da dinâmica da convivência, das relações afetivas e da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos e emoções. A partir da identificação dessa demanda, este projeto de extensão foi executado pelo Instituto Federal da Paraíba, Campus Santa Luzia. Como metodologia, aplicamos o Big Five, uma análise sobre comportamentos representativos de todas as características de personalidade que um indivíduo pode ter (abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, consciência e estabilidade emocional) cujo objetivo foi trabalhar as competências socioemocionais, tendo como foco a proteção à saúde mental e a prevenção ao bullying para uma convivência saudável no ambiente escolar bem como, fora dele. Os temas foram abordados a partir de debates; exibição de filmes; confecção de materiais, dinâmicas; dramatizações; leitura de poesias, textos informativos, fábulas, mensagens; palestras; mesas redondas. No primeiro bimestre de execução do projeto foram alcançados resultados como seleção e formação das equipes, planejamento das atividades, reuniões de preparação com os membros, aproximação com a escola parceira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID645_TB5690_04102023194050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINAIDE MARIA DE SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCI SOUTO"
    "autor_email" => "francinaide.souto@ifpb.ed"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS SANTA LUZIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento das competências socioemocionais tem sido cada vez mais requisitado para o favorecimento e estímulo das capacidades cognitivas, da dinâmica da convivência, das relações afetivas e da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos e emoções. A partir da identificação dessa demanda, este projeto de extensão foi executado pelo Instituto Federal da Paraíba, Campus Santa Luzia. Como metodologia, aplicamos o Big Five, uma análise sobre comportamentos representativos de todas as características de personalidade que um indivíduo pode ter (abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, consciência e estabilidade emocional) cujo objetivo foi trabalhar as competências socioemocionais, tendo como foco a proteção à saúde mental e a prevenção ao bullying para uma convivência saudável no ambiente escolar bem como, fora dele. Os temas foram abordados a partir de debates; exibição de filmes; confecção de materiais, dinâmicas; dramatizações; leitura de poesias, textos informativos, fábulas, mensagens; palestras; mesas redondas. No primeiro bimestre de execução do projeto foram alcançados resultados como seleção e formação das equipes, planejamento das atividades, reuniões de preparação com os membros, aproximação com a escola parceira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.