A escola, considerada a instituição fundamental para o processo de humanização dos indivíduos, configura-se enquanto um dispositivo social complexo que reflete as mais variadas demandas da contemporaneidade. Nesse sentido, compreendemos que a pandemia da COVID-19 trouxe sérias implicações para o ambiente escolar, intensificando a complexidade dos seus processos requisitando mais intensamente a atuação do profissional da psicologia no referido espaço de ensino/aprendizagem. Com o objetivo de compreender as principais queixas, impasses e desafios suscitados na escola, pós-pandemia, e as possibilidades de atuação e contribuição do psicólogo escolar e educacional neste contexto, este trabalho se estrutura enquanto um relato de experiência, a partir de uma visita técnica realizada à uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada em Campina Grande-PB. Esta ação é parte integrante das atividades inerentes à disciplina Práticas Integrativas em Psicologia II, vinculada ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Nessa perspectiva foi possível observar uma série de fenômenos fundamentais para se pensar a interface entre a Psicologia e a Educação. Identificou-se, enquanto principais demandas localizadas no retorno ao ensino presencial, questões relacionadas à saúde mental dos estudantes e ao crescimento exponencial dos psicodiagnósticos, questões de gênero e sexualidade em evidência no ambiente escolar, os impactos do período de isolamento social a longo prazo, bem como do uso massivo das redes sociais, além da transição do período regular para o período integral e as implicações dessa mudança na prática e na saúde dos docentes. Consideramos que as demandas levantadas a partir dessa experiência convocam o saber psi a ser mais atuante no ambiente escolar, não apenas pelo caráter preventivo e educativo em saúde mental que caracteriza o seu trabalho, mas, sobretudo, pela possibilidade de construir intervenções baseadas em uma visão sistêmica, capaz de compreender a escola como um espaço de coletividade.