O brincar é uma atividade primordial para as crianças. É brincando que se explora e conhece o mundo ao seu redor. Sendo assim, não podemos falar em educação no ensino infantil e não incluir o lúdico no currículo escolar, pois, é nessa época que as crianças estão formando seu eu, começando a pensar por si próprias, formando suas personalidades, de modo que precisam ser inseridas no mundo de uma forma que lhes seja propícia, e que além de lhes proporcionarem o prazer, também faça aprender e desenvolver suas habilidades e competências. Nesse contexto, relacionamos a ideia do lúdico como uma prática pedagógica que contribui enormemente para o desenvolvimento infantil, que os professores podem utilizar a ludicidade para unificar o desenvolvimento das competências socioemocionais no ensino infantil. O estudo teve como objetivo geral: compreender a importância do lúdico no desenvolvimento socioemocionais no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Quanto a metodologia a pesquisa é básica, com uma abordagem e qualitativa quantitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um questionário, na qual os participantes da pesquisa foram professores da Educação Infantil. O estudo foi firmada em reflexões teóricas baseadas em autores que discutem a referida temática tais como: Almeida (2019), Azevedo (2017) Luiz (2019), Kishimoto (1994), Freire (1996), Haydt (2006), Oliveira e Muszkat (2021), Souza (2004), entre outros. Pretende-se com esse estudo promover uma reflexão sobre o tema, para que a sociedade visualize a importância do lúdico e das competências Socioemocionais e desta forma ganhem papel de destaque na educação contribuindo para desenvolvimento integral das crianças, principalmente nas áreas: emocional e psíquica.