Este artigo aborda quais os impactos da transição do ensino fundamental anos iniciais para anos finais na perspectiva e motivação dos alunos em relação à matemática. A transição entre essas duas etapas do ensino é um momento de grandes mudanças na vida do aluno, pois encontram uma realidade distinta do que estavam acostumados. Entre os principais fatores desse novo ambiente escolar, destaca-se o aumento no número de docentes, assim como a alteração na organização das aulas, além das mudanças no currículo, metodologia de ensino e ambiente escolar. Neste estudo bibliográfico, foram analisados trabalhos encontrados por meio do Google Acadêmico e pelo banco de dados da Scielo, buscando entender quais esses impactos e quais os possíveis motivos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foi utilizada como aporte teórico. Entendeu-se que diversos fatores contribuíram para essa mudança de perspectiva e motivação. Entre eles, destacam-se a complexidade dos conceitos matemáticos abordados nos anos finais, a falta de conexão entre a matemática e a vida cotidiana dos alunos, bem como a abordagem de ensino menos interativa e mais focada na resolução de exercícios. Compreender o impacto da transição do ensino fundamental anos iniciais para anos finais na perspectiva e motivação dos alunos em relação à matemática é fundamental para os educadores desenvolverem estratégias pedagógicas que promovam um ensino mais significativo e motivador. Intervenções que enfatizem a aplicação prática da matemática e ofereçam atividades mais interativas e desafiadoras que podem ajudar a manter a motivação e o interesse dos alunos nessa disciplina ao longo da transição e da vida escolar.