DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSOS PARA AULAS E AVALIAÇÕES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 20841 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSOS PARA AULAS E AVALIAÇÕES" "resumo" => "Como estratégia para a impossibilidade da realização de aulas presenciais, o ensino remoto se apresentou como uma via para a não estagnação do andamento de cursos de Ensino Superior em todo o país. Não obstante às dificuldades de acesso ao meio digital em função das desigualdades sociais, o Ensino Remoto foi considerado como fundamental para a continuidade da escolarização em todos os níveis de Ensino. De modo específico no presente trabalho relata-se a experiência de Ensino Remoto na educação superior, nomeadamente no curso de Psicologia de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Com o objetivo de tornar as aulas remotas dinâmicas, interativas, com participação ativa dos estudantes, optou-se pela utilização de ferramentas digitais como o jamboard (lousa interativa), o Pladlet (ferramenta que permite criar quadros virtuais), jogos como quiz, cruzadinhas, 2 mentiras e 1 verdade, show do milhão, formulários do google, entre outros. No que tange às avaliações discentes, estas foram realizadas a partir da produção de portfólios criativos, oficina fotográfica e meios que potencializassem a compreensão da relação entre teoria e prática por meio da criatividade. A utilização desses recursos ao longo das aulas fomentou discussões, favoreceu a interação dos estudantes e possibilitou a construção de produtos como gibis, revistas, jogos, derivados dos conteúdos aprendidos nas disciplinas, sendo acessíveis a outras pessoas, disseminando assim o conhecimento. Desse modo, afirma-se a relevância da apropriação, por parte dos docentes, do manejo de ferramentas digitais interativas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20841_TB5672_20062023131915.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Jéssica" "autor_email" => "jessica.a.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 20841 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSOS PARA AULAS E AVALIAÇÕES" "resumo" => "Como estratégia para a impossibilidade da realização de aulas presenciais, o ensino remoto se apresentou como uma via para a não estagnação do andamento de cursos de Ensino Superior em todo o país. Não obstante às dificuldades de acesso ao meio digital em função das desigualdades sociais, o Ensino Remoto foi considerado como fundamental para a continuidade da escolarização em todos os níveis de Ensino. De modo específico no presente trabalho relata-se a experiência de Ensino Remoto na educação superior, nomeadamente no curso de Psicologia de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Com o objetivo de tornar as aulas remotas dinâmicas, interativas, com participação ativa dos estudantes, optou-se pela utilização de ferramentas digitais como o jamboard (lousa interativa), o Pladlet (ferramenta que permite criar quadros virtuais), jogos como quiz, cruzadinhas, 2 mentiras e 1 verdade, show do milhão, formulários do google, entre outros. No que tange às avaliações discentes, estas foram realizadas a partir da produção de portfólios criativos, oficina fotográfica e meios que potencializassem a compreensão da relação entre teoria e prática por meio da criatividade. A utilização desses recursos ao longo das aulas fomentou discussões, favoreceu a interação dos estudantes e possibilitou a construção de produtos como gibis, revistas, jogos, derivados dos conteúdos aprendidos nas disciplinas, sendo acessíveis a outras pessoas, disseminando assim o conhecimento. Desse modo, afirma-se a relevância da apropriação, por parte dos docentes, do manejo de ferramentas digitais interativas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20841_TB5672_20062023131915.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ANDRADE DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Jéssica" "autor_email" => "jessica.a.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }