A química é uma ciência que está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano e pode ser utilizada como ferramenta para entender e solucionar problemas sociais e ambientais. Todavia, o ensino de química ainda é apresentado de forma abstrata e descontextualizada, o que pode fazer com que estudantes não consigam compreender a importância dessa disciplina, principalmente em um contexto em que somos constantemente atravessados por questões que envolvem saúde, o meio ambiente e a indústria. Este trabalho tem como objetivo a exposição do estudo da eletroquímica e de seus desdobramentos no que tangem os direitos humanos. A presente metodologia teve como ponto de partida a discussão, assim, abordou-se como o gás cloro marcou a história. Além disso, foi debatido como as indústrias atuam com relação a segurança e mitigação de danos em casos que envolvam o vazamento desse gás. O conteúdo de eletroquímica foi abordado, possibilitando uma rediscussão de toda a questão social envolvida através de rodas de conversa com es alunes. Como resultado desse trabalho, realizou-se uma oficina para alunes do ensino médio e graduação durante a Semana Científica e Tecnológica (SEMACIT) do campus Duque de Caxias. A contextualização do conteúdo abordado em relação à vida do aluno exerce um papel fundamental no processo educacional, visto que, o aluno agora assimila aquele conteúdo a sua realidade. Além disso, a utilização de um tema relevante como os direitos humanos em conjunto com o estudo da química (eletroquímica) também podem contribuir na formação de futuros professores. Conclui-se que as falhas de segurança resultantes em vazamentos nas indústrias químicas e armas de guerra geram danos que vão além da esfera biológica e que existem modos de abordar a Química de forma a possibilitar escolhas mais saudáveis e críticas.