Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO ENGAJAMENTO E COMPREENSÃO EM QUÍMICA: JOGOS LÚDICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99361
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6199
    "inscrito_id" => 19943
    "titulo" => "PROMOVENDO ENGAJAMENTO E COMPREENSÃO EM QUÍMICA: JOGOS LÚDICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre uma experiência de ensino desenvolvida junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado por licenciandas do Curso de Licenciatura em Química enfocando a utilização de jogos lúdicos como estratégia de ensino para o entendimento dos conteúdos, especialmente na área de química. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri e teve como aportes teóricos: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Dentre os aspectos metodológicos optou-se pela abordagem qualitativa e pelo procedimento de Pesquisa-ação. A investigação consistiu em uma observação não-participante de quatro aulas ministradas pelo professor titular da disciplina de Química na mencionada turma, seguida pela execução da intervenção (regência docente) em mais quatro aulas. As práticas educativas foram divididas em duas etapas: exploração do conteúdo em duas aulas e uma competição entre os discentes, no formato de Gincana por meio de questões de múltipla escolha, sobre os assuntos abordados anteriormente. Os resultados preliminares revelaram a importância e o valor dos jogos lúdicos como uma abordagem diferenciada para o ensino de química. Os alunos demonstraram maior engajamento, entusiasmo e participação ativa nas aulas. Além disso, a abordagem lúdica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos de química, facilitando a aprendizagem e promovendo uma experiência educacional enriquecedora. Esses achados sugerem que o uso de jogos lúdicos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino de química, proporcionando aos alunos uma forma mais interativa e significativa de aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19943_TB6199_20112023173451.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99361
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6199
    "inscrito_id" => 19943
    "titulo" => "PROMOVENDO ENGAJAMENTO E COMPREENSÃO EM QUÍMICA: JOGOS LÚDICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre uma experiência de ensino desenvolvida junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado por licenciandas do Curso de Licenciatura em Química enfocando a utilização de jogos lúdicos como estratégia de ensino para o entendimento dos conteúdos, especialmente na área de química. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri e teve como aportes teóricos: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Dentre os aspectos metodológicos optou-se pela abordagem qualitativa e pelo procedimento de Pesquisa-ação. A investigação consistiu em uma observação não-participante de quatro aulas ministradas pelo professor titular da disciplina de Química na mencionada turma, seguida pela execução da intervenção (regência docente) em mais quatro aulas. As práticas educativas foram divididas em duas etapas: exploração do conteúdo em duas aulas e uma competição entre os discentes, no formato de Gincana por meio de questões de múltipla escolha, sobre os assuntos abordados anteriormente. Os resultados preliminares revelaram a importância e o valor dos jogos lúdicos como uma abordagem diferenciada para o ensino de química. Os alunos demonstraram maior engajamento, entusiasmo e participação ativa nas aulas. Além disso, a abordagem lúdica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos de química, facilitando a aprendizagem e promovendo uma experiência educacional enriquecedora. Esses achados sugerem que o uso de jogos lúdicos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino de química, proporcionando aos alunos uma forma mais interativa e significativa de aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19943_TB6199_20112023173451.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE FARIAS DE FRANÇA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "gisellebatista795@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre uma experiência de ensino desenvolvida junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado por licenciandas do Curso de Licenciatura em Química enfocando a utilização de jogos lúdicos como estratégia de ensino para o entendimento dos conteúdos, especialmente na área de química. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri e teve como aportes teóricos: Libâneo (2017), Saviani (2011) e Haydt (2006). Dentre os aspectos metodológicos optou-se pela abordagem qualitativa e pelo procedimento de Pesquisa-ação. A investigação consistiu em uma observação não-participante de quatro aulas ministradas pelo professor titular da disciplina de Química na mencionada turma, seguida pela execução da intervenção (regência docente) em mais quatro aulas. As práticas educativas foram divididas em duas etapas: exploração do conteúdo em duas aulas e uma competição entre os discentes, no formato de Gincana por meio de questões de múltipla escolha, sobre os assuntos abordados anteriormente. Os resultados preliminares revelaram a importância e o valor dos jogos lúdicos como uma abordagem diferenciada para o ensino de química. Os alunos demonstraram maior engajamento, entusiasmo e participação ativa nas aulas. Além disso, a abordagem lúdica contribuiu para uma compreensão mais profunda dos conceitos de química, facilitando a aprendizagem e promovendo uma experiência educacional enriquecedora. Esses achados sugerem que o uso de jogos lúdicos pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade do ensino de química, proporcionando aos alunos uma forma mais interativa e significativa de aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.