Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ABELHAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98925
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5641
    "inscrito_id" => 12214
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ABELHAS."
    "resumo" => "A educação ambiental em contextos escolares cria espaços para transformações psicossociais que desencadeiam comportamentos sustentáveis através de processos de construção de valores morais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas à preservação do meio ambiente. Introduzir as abelhas neste âmbito, proporciona aos estudantes uma compreensão profunda da importância da conservação da natureza e dos seres vivos , vivenciando na prática a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho foi realizado com objetivo de analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas sobre as abelhas e sua importância ecológica. O estudo foi conduzido por meio de aplicações de questionários elaborado que alcançaram alunos de nove escolas, quatro privadas e cinco públicas, situadas no estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram aplicados 89 questionários para estudantes com idades entre 12 e 19 anos. As questões abordavam temas sobre as características das abelhas e seu impacto ambiental. Dentre os resultados mais significativos, constatou-se que 96,6% dos discentes reconhecem a importância ecológica das abelhas e sua relação com a preservação do meio ambiente. Além disso, quando fora perguntado quais as possíveis causas mais prejudiciais para as abelhas, as respostas variaram entre as alternativas (desmatamento, agrotóxicos, queimadas, poluição do ar), mesmo que todas fossem verdadeiras. Conclui-se que os estudantes possuem uma boa percepção sobre as abelhas e reconhecem a importância desses insetos na preservação do meio ambiente, porém muitos discentes não sabem quais ações antropológicas são mais prejudiciais para a vida das abelhas, fazendo-se necessário a existência de estratégias de ensino que visem esclarecer e ensinar sobre a importância das abelhas no ponto de vista ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12214_TB5641_04102023225042.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE DE OLIVEIRA GUIMARÃES BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "michelle.guimaraes@ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98925
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5641
    "inscrito_id" => 12214
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DAS ABELHAS."
    "resumo" => "A educação ambiental em contextos escolares cria espaços para transformações psicossociais que desencadeiam comportamentos sustentáveis através de processos de construção de valores morais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas à preservação do meio ambiente. Introduzir as abelhas neste âmbito, proporciona aos estudantes uma compreensão profunda da importância da conservação da natureza e dos seres vivos , vivenciando na prática a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho foi realizado com objetivo de analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas sobre as abelhas e sua importância ecológica. O estudo foi conduzido por meio de aplicações de questionários elaborado que alcançaram alunos de nove escolas, quatro privadas e cinco públicas, situadas no estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram aplicados 89 questionários para estudantes com idades entre 12 e 19 anos. As questões abordavam temas sobre as características das abelhas e seu impacto ambiental. Dentre os resultados mais significativos, constatou-se que 96,6% dos discentes reconhecem a importância ecológica das abelhas e sua relação com a preservação do meio ambiente. Além disso, quando fora perguntado quais as possíveis causas mais prejudiciais para as abelhas, as respostas variaram entre as alternativas (desmatamento, agrotóxicos, queimadas, poluição do ar), mesmo que todas fossem verdadeiras. Conclui-se que os estudantes possuem uma boa percepção sobre as abelhas e reconhecem a importância desses insetos na preservação do meio ambiente, porém muitos discentes não sabem quais ações antropológicas são mais prejudiciais para a vida das abelhas, fazendo-se necessário a existência de estratégias de ensino que visem esclarecer e ensinar sobre a importância das abelhas no ponto de vista ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12214_TB5641_04102023225042.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE DE OLIVEIRA GUIMARÃES BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "michelle.guimaraes@ifrn.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação ambiental em contextos escolares cria espaços para transformações psicossociais que desencadeiam comportamentos sustentáveis através de processos de construção de valores morais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas à preservação do meio ambiente. Introduzir as abelhas neste âmbito, proporciona aos estudantes uma compreensão profunda da importância da conservação da natureza e dos seres vivos , vivenciando na prática a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho foi realizado com objetivo de analisar a percepção dos alunos do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas e privadas sobre as abelhas e sua importância ecológica. O estudo foi conduzido por meio de aplicações de questionários elaborado que alcançaram alunos de nove escolas, quatro privadas e cinco públicas, situadas no estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram aplicados 89 questionários para estudantes com idades entre 12 e 19 anos. As questões abordavam temas sobre as características das abelhas e seu impacto ambiental. Dentre os resultados mais significativos, constatou-se que 96,6% dos discentes reconhecem a importância ecológica das abelhas e sua relação com a preservação do meio ambiente. Além disso, quando fora perguntado quais as possíveis causas mais prejudiciais para as abelhas, as respostas variaram entre as alternativas (desmatamento, agrotóxicos, queimadas, poluição do ar), mesmo que todas fossem verdadeiras. Conclui-se que os estudantes possuem uma boa percepção sobre as abelhas e reconhecem a importância desses insetos na preservação do meio ambiente, porém muitos discentes não sabem quais ações antropológicas são mais prejudiciais para a vida das abelhas, fazendo-se necessário a existência de estratégias de ensino que visem esclarecer e ensinar sobre a importância das abelhas no ponto de vista ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.