O trabalho se insere em um campo interdisciplinar de pesquisa e tem por objetivos concomitantes e indissociáveis buscar nos textos legais aspectos que referenciam o brincar como um direito e elencar imagens que retratam a história da infância e algumas possíveis interpretações. Destacamos estes diálogos – textos legais e textos imagéticos - que pretendem ser o diferencial da pesquisa, unindo os aspectos jurídicos/legais com a arte e a leitura da história e das práticas lúdicas dos jogos, brinquedos e brincadeiras e materiais produzidos pelos alunos do Programa de Residência Pedagógica (CAPES) 2022-2024 quando da prática nas escolas-campo, com observações e registros das atividades lúdicas. Autores como Huizinga e Caillois afirmam que o lúdico faz parte da natureza humana tendo em vista que pesquisam o jogo e a brincadeira como elementos que compõem as relações e interações humanas. O material de análise são os textos legais, imagens e relatos nos diários de bordo das alunas residentes com observações recolhidas no/do chão das escolas-campo parceiras do PRP na tentativa de identificar as relações com o brincar na contemporaneidade, através da análise das práticas didático-pedagógicas implementadas nas atividades. A investigação proposta é de orientação quanti-qualitativa, também denominada como multimétodo, a qual orienta o pesquisador à utilização cuidadosa dos métodos quantitativos e qualitativos na coleta e construção dos dados. No viés de análise qualitativa, a análise de conteúdo tal qual expressa Bardin (1977) é uma metodologia pela qual são estabelecidas categorias que emergem da leitura e da recorrência das respostas. Ressaltamos que o projeto ora em tela tem articulação direta com outros Projeto de Iniciação Científica 2018-2019/ 2021-2022, o que pode ser também caracterizado como a instauração e desenvolvimento de uma linha de pesquisa. Os resultados parciais apontam que a ludicidade é indispensável no fazer pedagógico comprovado nas idas ao campo.