As metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. De maneira distinta do ensino tradicional, um modelo baseado na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, elas representam uma alternativa onde o aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor assume o papel de facilitador. As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno no centro, estimulando o engajamento do estudante na construção do seu próprio conhecimento, e dessa forma proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Dentre as diversas metodologias ativas existentes, destacam-se algumas mais conhecidas, como a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em problemas, o ensino investigativo, o currículo em espiral, os projetos interdisciplinares, a aprendizagem em times, a instrução em pares, o design thinking, a cultura maker, a aprendizagem baseada em jogos, a gamificação e a sala de aula invertida. Mediante a relevância dessas metodologias para a prática educativa, este trabalho elabora uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, comparando diferentes metodologias ativas em relação aos resultados de aprendizagem e engajamento dos estudantes. O banco de dados utilizado foi o Google Acadêmico, e alguns dos descritores foram: "metodologias ativas de aprendizagem", "metodologias ativas de ensino", "aprendizagem baseada em projetos", "aprendizagem baseada em problemas", "aprendizagem em times", "práticas pedagógicas" e “resultados de aprendizagem”. Com a análise dos estudos selecionados, foi possível identificar as metodologias mais eficazes para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do engajamento dos estudantes em sala de aula, o que pode contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas no contexto atual do sistema de ensino brasileiro.