Muitos são os questionamentos sobre o estudo da gramática em sala de aula e, o mais comentado é se realmente a gramática deve ser ensinada. Vinculado aos parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa, aos professores, competem o estudo da língua normativa e com isso, percebem as dificuldades em relação à aprendizagem, por parte dos alunos, de acordo com a norma culta imposta devido à cultura dos estudantes que, inúmeras vezes, é incompatível, concluindo a vida escolar sem saberem ler ou escrever adequadamente. Essa realidade, circula em todo o território brasileiro. Com isso, acreditamos que o uso de metodologias criativas e recursos didáticos lúdicos e acessíveis, contribuem de forma significativa na compreensão do estudo da gramática. Nosso objetivo é relatar uma experiência exitosa com relação ao estudo da gramática por alunos do 1º- ao 5º- ano da cidade de Araçoiaba/PE, através de atividades que estimulem o ensino da língua de forma divertida. Os bons resultados foram comprovados através de relatos dos professores que utilizaram recursos a estimularem o uso eficaz das metodologias aprendidas em formação continuada. Nossas referencias estão pautadas nos estudos de Bagno (2000) e Antunes (2007).