Pensando o contexto educacional atual, vivemos em um cenário que tem apresentado inúmeras demandas por mudanças, principalmente, quando consideramos o “modelo de escola” que se tornou hegemônica desde meados do século XIX e que prevalece até os nossos dias. Tal consideração nos importa, à medida que essas mudanças, algumas já em curso, têm impactado diretamente o processo de formação profissional docente, em suas múltiplas dimensões, incluindo a formação inicial de professores. A partir daí, e tendo como base uma pesquisa de cunho exploratória, realizada entre ex-pibidianos que atuaram junto a uma escola que trabalha, exclusivamente, com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nosso principal objetivo foi discutir os aspectos/desafios atuais que envolvem o processo de formação inicial de professores de Ciências Sociais em Alagoas, em geral, marcado por um contexto de precariedades, ainda mais quando pensamos um cenário formativo que considere a EJA enquanto espaço que demanda a constituição de um “olhar” próprio. Logo, realizaremos um esforço de contextualização da formação inicial de professores de Ciências Sociais em Alagoas, em articulação aos dilemas que envolvem tal formação em âmbito nacional e seus desdobramentos, para a partir daí, problematizar o lugar da EJA em sua relação com o ensino da Sociologia e formação dos profissionais docentes dessa disciplina. Como resultado, frente às principais dificuldades e dilemas que têm caracterizado a formação de professores de Ciências Sociais em Alagoas, buscamos refletir sobre o lugar e importância de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), para a qualificação dessa formação e enfrentamento de múltiplos desafios postos nos dias atuais.