O trabalho objetiva compreender como se desenvolve a atividade profissional do pedagogo no espaço não escolar APAE – Pau dos Ferros/ RN. Buscando alcançar o objetivo da pesquisa, adotamos como metodologia a abordagem qualitativa que segundo Lakatos (2003) nos permite trabalhar tecendo critérios de qualidade e desta forma partimos de teorias já postuladas, que embasa nossas discussões, também caracterizamos esta pesquisa como de campo, de base exploratória, uma vez que estivemos em campo na busca de informações que fomentaram as hipóteses que construíram o nosso corpus de análise. A fundamentação teórica da análise está embasada em teóricos como Filho e Figueiredo (2020), Lemos e Cabral (2015) e Modesto e Pereira (2001) e seus postulados sobre a atuação do pedagogo em espaço não escolar, também nos embasamos em Libâneo (2001) e Pascoal (2007) quando esses vêm nos falar sobre a atuação do pedagogo nos diversos campos profissionais. Mediante o trabalho desenvolvido e do tema proposto, percebemos que o pedagogo/a, além da docência, possui um significativo trabalho em todo o espaço que necessita da prática educativa, auxiliando no desenvolvimento e na realização de atividades dentro e fora do contexto escolar, a saber, Educação do Trânsito, Educação Hospitalar, Educação Empresarial, Educação do Campo, entre outras.