VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA A PARTIR DO GÊNERO POEMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95222 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 764 "inscrito_id" => 3549 "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA A PARTIR DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "A escola é orientada a ensinar a língua usada pela cultura dominante com certo prestígio social, deixando de considerar as diferenças sociolinguísticas que alunos apresentam, o que pode causar neles um sentimento de insegurança para usar a língua nas diversas situações de uso comunicativo. Por essa direção, o presente artigo tem como temática a variação linguística no ensino de língua materna, cujo objetivo é analisar como ocorre a variação linguística a partir do estudo com os poemas: Vencedor, de Augusto dos Anjos, e O poeta da roça, de Patativa do Assaré, a fim de contribuir com o ensino de língua materna voltado ao uso e reflexão. Nesse contexto, serão considerados os fatores internos e externos que contribuem para a ocorrência de variação da língua, apresentando ainda o estilo de cada autor. Para tanto, tomamos por base a pesquisa bibliográfica e explicativa por meio de revisão da literatura a partir dos aportes teóricos de Bortoni-Ricardo (2005), Bortoni-Ricardo (2014), Mollica (2010), Fiorin (2010), Marcuschi (2008), entre outros. Verifica-se, entre os resultados, que a língua, usada nas diversas situações de comunicação, apresenta variantes linguísticas que devem ser compreendidas de forma contextualizada, observando fatores históricos, sociais e regionais. No contexto de sala de aula, compreender tais fatores é importante porque provoca no aluno, o entendimento sobre o modo de falar de cada falante, bem como colabora para desenvolver o sentimento de segurança quanto ao uso língua. Além do mais, apresentamos uma proposta didático-pedagógica, com a finalidade de contribuir com o fazer pedagógico de professores de Língua Portuguesa, destinada ao 9º Ano do Ensino Fundamental, mas que pode ser adaptada também às séries do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3549_TB764_14112023200901.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO Ó FELIX PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "doo.profletras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95222 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 764 "inscrito_id" => 3549 "titulo" => "VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA A PARTIR DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "A escola é orientada a ensinar a língua usada pela cultura dominante com certo prestígio social, deixando de considerar as diferenças sociolinguísticas que alunos apresentam, o que pode causar neles um sentimento de insegurança para usar a língua nas diversas situações de uso comunicativo. Por essa direção, o presente artigo tem como temática a variação linguística no ensino de língua materna, cujo objetivo é analisar como ocorre a variação linguística a partir do estudo com os poemas: Vencedor, de Augusto dos Anjos, e O poeta da roça, de Patativa do Assaré, a fim de contribuir com o ensino de língua materna voltado ao uso e reflexão. Nesse contexto, serão considerados os fatores internos e externos que contribuem para a ocorrência de variação da língua, apresentando ainda o estilo de cada autor. Para tanto, tomamos por base a pesquisa bibliográfica e explicativa por meio de revisão da literatura a partir dos aportes teóricos de Bortoni-Ricardo (2005), Bortoni-Ricardo (2014), Mollica (2010), Fiorin (2010), Marcuschi (2008), entre outros. Verifica-se, entre os resultados, que a língua, usada nas diversas situações de comunicação, apresenta variantes linguísticas que devem ser compreendidas de forma contextualizada, observando fatores históricos, sociais e regionais. No contexto de sala de aula, compreender tais fatores é importante porque provoca no aluno, o entendimento sobre o modo de falar de cada falante, bem como colabora para desenvolver o sentimento de segurança quanto ao uso língua. Além do mais, apresentamos uma proposta didático-pedagógica, com a finalidade de contribuir com o fazer pedagógico de professores de Língua Portuguesa, destinada ao 9º Ano do Ensino Fundamental, mas que pode ser adaptada também às séries do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3549_TB764_14112023200901.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO Ó FELIX PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "doo.profletras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }