A Educação Ambiental (EA) é um tema transversal que está integrado em todas as áreas de ensino, incluindo a Química, mostrando uma relação direta com a necessidade de aplicação prática e social, considerando o impacto que os processos, as reações e os reagentes químicos, assim como os profissionais envolvidos possuem no meio ambiente. Por isso, a Química e a Educação Ambiental necessitam de novas metodologias de ensino para proporcionar uma formação ampla e direcionada para a atuação social e profissional dos estudantes, visando desenvolver métodos e tecnologias para aplicações mais “limpas” que não agridam o meio ambiente. Com esse objetivo, este trabalho abordou a elaboração e a aplicação de um jogo temático intitulado "Ache a Solução", para uma turma de terceiro ano do ensino médio da Escola Indígena Chuí (Rua Prof Jose Henrique da Silva, 5888 - Olho D'Água, Maracanaú – CE). O jogo foi desenvolvido para trabalhar conteúdos de Química e Educação Ambiental, como efeito estufa, aquecimento global e energias renováveis. A dinâmica do jogo consistiu em interligar fotos com problemas e conceitos ambientais, com o objetivo de tornar as aulas mais interessantes e contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental entre os jovens. O retorno positivo dos alunos apontou para uma melhoria na compreensão dos assuntos vistos em sala de aula, bem como uma empolgação na realização das atividades referentes ao jogo. Os resultados evidenciaram que o uso de jogos educativos em sala de aula pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a compreensão dos assuntos abordados, evidenciado pelos comentários em sala de aula e pelas respostas consistentes obtidas ao final da dinâmica.