Este artigo tem por objetivo socializar resultados preliminares de uma pesquisa cujo objetivo principal é investigar o consumo de conteúdos do YouTube por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Muitas crianças brasileiras, conectadas à internet, estão imersas na plataforma de mídia social YouTube, consumindo principalmente conteúdos produzidos influenciadores digitais, personalidades e criadores de conteúdo, tanto adultos quanto infantis. A partir desse contexto, esse estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: quais são os canais e os conteúdos do YouTube consumidos por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental? Trata-se de uma investigação multimétodo, que envolveu um levantamento em campo por meio de roda de conversa com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental da E. B. Mun. Prof. Judite Adelina Schurhaus, do município de Santo Amaro da Imperatriz/SC. Neste artigo, apresentaremos uma observação sistemática dos cinco canais mais assistidos pelas crianças do 3º ano, a saber: Irmãos Berti (entretenimento), citado por 7 crianças; Gato Galactico (entretenimento), citado por 5 crianças, Khortex (games), citado por 4 crianças, e Julia MineGirl (desenhos, games), citado por 3 crianças e Mundo da Vivi (entretenimento), citado também por 3 crianças. A observação sistemática de cada canal buscará identificar que tipo de conteúdo essas crianças acessam no YouTube e as possíveis problematizações para a prática pedagógica em sala de aula.