Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98592
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5204
    "inscrito_id" => 2052
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Nos dias atuais, uma das problemáticas socioambientais mais discutidas são as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, originário do Egito, norte da África. Em virtude desta problemática, há a necessidade de repensar em possíveis estratégias pedagógicas que possibilitem ao educando uma melhor compreensão e aprendizagem dos conceitos científicos entrelaçados com o seu contexto social. É necessário criar oportunidades para trabalhar estratégias de ensino relacionadas com o ensino teórico, e através disso instigar o estudante a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a sua realidade e, assim, de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. Essa concepção está ancorada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) sobre a educação dialógica, participativa e conscientizadora, que se desenvolve por meio da problematização da realidade, na sua apreensão e transformação. O presente resumo se configura a partir do objetivo geral que consistiu em promover a importância da prevenção e do combate às arboviroses no contexto escolar. A presente pesquisa pautou-se na metodologia do estudo de caso, que segundo Yin (2010), é indicado quando o interesse do investigador está sobre um fenômeno contemporâneo da vida real. A partir da análise dos resultados obtidos através do presente trabalho, constatamos que todos os objetivos propostos foram alcançados através das ações pedagógicas, tendo em vista à construção dos novos conhecimentos a partir da abordagem do combate às arboviroses. Procuramos refletir sobre as necessidades das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti para o bem estar social, valorizando a saúde e os meios de conservação da mesma. E, propomos, com esse trabalho, desenvolver diferentes estratégias didáticas que possibilitaram aproximar o conhecimento científico com o contexto social dos estudantes, utilizando ações pedagógicas, em uma abordagem dialógica, com ênfase na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2052_TB5204_20102023215358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98592
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5204
    "inscrito_id" => 2052
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Nos dias atuais, uma das problemáticas socioambientais mais discutidas são as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, originário do Egito, norte da África. Em virtude desta problemática, há a necessidade de repensar em possíveis estratégias pedagógicas que possibilitem ao educando uma melhor compreensão e aprendizagem dos conceitos científicos entrelaçados com o seu contexto social. É necessário criar oportunidades para trabalhar estratégias de ensino relacionadas com o ensino teórico, e através disso instigar o estudante a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a sua realidade e, assim, de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. Essa concepção está ancorada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) sobre a educação dialógica, participativa e conscientizadora, que se desenvolve por meio da problematização da realidade, na sua apreensão e transformação. O presente resumo se configura a partir do objetivo geral que consistiu em promover a importância da prevenção e do combate às arboviroses no contexto escolar. A presente pesquisa pautou-se na metodologia do estudo de caso, que segundo Yin (2010), é indicado quando o interesse do investigador está sobre um fenômeno contemporâneo da vida real. A partir da análise dos resultados obtidos através do presente trabalho, constatamos que todos os objetivos propostos foram alcançados através das ações pedagógicas, tendo em vista à construção dos novos conhecimentos a partir da abordagem do combate às arboviroses. Procuramos refletir sobre as necessidades das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti para o bem estar social, valorizando a saúde e os meios de conservação da mesma. E, propomos, com esse trabalho, desenvolver diferentes estratégias didáticas que possibilitaram aproximar o conhecimento científico com o contexto social dos estudantes, utilizando ações pedagógicas, em uma abordagem dialógica, com ênfase na construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2052_TB5204_20102023215358.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN"
    "autor_email" => "alan.angeles.guedes.silva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nos dias atuais, uma das problemáticas socioambientais mais discutidas são as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, originário do Egito, norte da África. Em virtude desta problemática, há a necessidade de repensar em possíveis estratégias pedagógicas que possibilitem ao educando uma melhor compreensão e aprendizagem dos conceitos científicos entrelaçados com o seu contexto social. É necessário criar oportunidades para trabalhar estratégias de ensino relacionadas com o ensino teórico, e através disso instigar o estudante a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a sua realidade e, assim, de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. Essa concepção está ancorada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) sobre a educação dialógica, participativa e conscientizadora, que se desenvolve por meio da problematização da realidade, na sua apreensão e transformação. O presente resumo se configura a partir do objetivo geral que consistiu em promover a importância da prevenção e do combate às arboviroses no contexto escolar. A presente pesquisa pautou-se na metodologia do estudo de caso, que segundo Yin (2010), é indicado quando o interesse do investigador está sobre um fenômeno contemporâneo da vida real. A partir da análise dos resultados obtidos através do presente trabalho, constatamos que todos os objetivos propostos foram alcançados através das ações pedagógicas, tendo em vista à construção dos novos conhecimentos a partir da abordagem do combate às arboviroses. Procuramos refletir sobre as necessidades das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti para o bem estar social, valorizando a saúde e os meios de conservação da mesma. E, propomos, com esse trabalho, desenvolver diferentes estratégias didáticas que possibilitaram aproximar o conhecimento científico com o contexto social dos estudantes, utilizando ações pedagógicas, em uma abordagem dialógica, com ênfase na construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.