Nos dias atuais, uma das problemáticas socioambientais mais discutidas são as arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, originário do Egito, norte da África. Em virtude desta problemática, há a necessidade de repensar em possíveis estratégias pedagógicas que possibilitem ao educando uma melhor compreensão e aprendizagem dos conceitos científicos entrelaçados com o seu contexto social. É necessário criar oportunidades para trabalhar estratégias de ensino relacionadas com o ensino teórico, e através disso instigar o estudante a pensar e confrontar o conhecimento teórico articulado com a sua realidade e, assim, de acordo com suas necessidades, aplicar no seu cotidiano. Essa concepção está ancorada nos pressupostos teóricos de Freire (1996) sobre a educação dialógica, participativa e conscientizadora, que se desenvolve por meio da problematização da realidade, na sua apreensão e transformação. O presente resumo se configura a partir do objetivo geral que consistiu em promover a importância da prevenção e do combate às arboviroses no contexto escolar. A presente pesquisa pautou-se na metodologia do estudo de caso, que segundo Yin (2010), é indicado quando o interesse do investigador está sobre um fenômeno contemporâneo da vida real. A partir da análise dos resultados obtidos através do presente trabalho, constatamos que todos os objetivos propostos foram alcançados através das ações pedagógicas, tendo em vista à construção dos novos conhecimentos a partir da abordagem do combate às arboviroses. Procuramos refletir sobre as necessidades das medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti para o bem estar social, valorizando a saúde e os meios de conservação da mesma. E, propomos, com esse trabalho, desenvolver diferentes estratégias didáticas que possibilitaram aproximar o conhecimento científico com o contexto social dos estudantes, utilizando ações pedagógicas, em uma abordagem dialógica, com ênfase na construção do conhecimento.