TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101149 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8852 "inscrito_id" => 21670 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este artigo é de natureza qualitativa e apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso das tecnologias assistivas no ensino de Química. Seu objetivo é investigar como as tecnologias assistivas têm sido trabalhadas para auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina, proporcionando maior acessibilidade e inclusão dentro da sala de aula. A revisão abarca pesquisas e estudos que trabalhem como temática central a utilização das tecnologias assistivas como recursos educacionais que fomentem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de maneira significativa e que trabalhem a inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino de química. A revisão bibliográfica e o processo de construção da pesquisa fundamentam-se nas concepções teórico-práticas dos seguintes autores: SOARES et al (2017), Sebold et al (2020), Bersch (2009), Santos et al (2020) e outros teóricos que trabalhem a temática central da pesquisa. Serão explorados os aspectos positivos desses mecanismos de promoção da inclusão, como também a compreensão dos seus conceitos e características conceitos e a sua potencialidade na superação de barreiras enfrentadas por alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Ao final, espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão positiva e enriquecedora a respeito das tecnologias assistivas, como também para disseminação de práticas inclusivas no ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21670_TB8852_19112023225430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYARA CLARA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AYARA" "autor_email" => "ayara.c@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101149 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8852 "inscrito_id" => 21670 "titulo" => "TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este artigo é de natureza qualitativa e apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso das tecnologias assistivas no ensino de Química. Seu objetivo é investigar como as tecnologias assistivas têm sido trabalhadas para auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina, proporcionando maior acessibilidade e inclusão dentro da sala de aula. A revisão abarca pesquisas e estudos que trabalhem como temática central a utilização das tecnologias assistivas como recursos educacionais que fomentem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de maneira significativa e que trabalhem a inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino de química. A revisão bibliográfica e o processo de construção da pesquisa fundamentam-se nas concepções teórico-práticas dos seguintes autores: SOARES et al (2017), Sebold et al (2020), Bersch (2009), Santos et al (2020) e outros teóricos que trabalhem a temática central da pesquisa. Serão explorados os aspectos positivos desses mecanismos de promoção da inclusão, como também a compreensão dos seus conceitos e características conceitos e a sua potencialidade na superação de barreiras enfrentadas por alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Ao final, espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão positiva e enriquecedora a respeito das tecnologias assistivas, como também para disseminação de práticas inclusivas no ensino de Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21670_TB8852_19112023225430.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYARA CLARA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AYARA" "autor_email" => "ayara.c@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }