Este artigo é de natureza qualitativa e apresenta uma revisão bibliográfica sobre o uso das tecnologias assistivas no ensino de Química. Seu objetivo é investigar como as tecnologias assistivas têm sido trabalhadas para auxiliar no ensino e aprendizagem dessa disciplina, proporcionando maior acessibilidade e inclusão dentro da sala de aula. A revisão abarca pesquisas e estudos que trabalhem como temática central a utilização das tecnologias assistivas como recursos educacionais que fomentem o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de maneira significativa e que trabalhem a inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino de química. A revisão bibliográfica e o processo de construção da pesquisa fundamentam-se nas concepções teórico-práticas dos seguintes autores: SOARES et al (2017), Sebold et al (2020), Bersch (2009), Santos et al (2020) e outros teóricos que trabalhem a temática central da pesquisa. Serão explorados os aspectos positivos desses mecanismos de promoção da inclusão, como também a compreensão dos seus conceitos e características conceitos e a sua potencialidade na superação de barreiras enfrentadas por alunos com deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Ao final, espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão positiva e enriquecedora a respeito das tecnologias assistivas, como também para disseminação de práticas inclusivas no ensino de Química.