Este trabalho tem como objetivo descrever as ações de Ensino e Extensão com crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento do Município de João Pessoa/PB, realizadas através do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, localizado no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sob a orientação de uma professora tutora, o Programa conta com a atuação interdisciplinar de 11 discentes da UFPB que desenvolvem ações para a superação de dificuldades e necessidades de aprendizagens dos/as acolhidos/às, haja vista que estes são vítimas de negações de Direitos, ocasionadas pela perda dos vínculos familiares. Estando excepcionalmente em acolhimento institucional, aguardam a reintegração familiar e/ou adoção. Quanto a presente pesquisa, nos baseamos nas abordagens etnográfica e descritiva. Sendo assim, o PET atua com mediações pedagógicas personalizadas no espaço das casas de acolhimento e no espaço escolar, além de oficinas de Educação Musical, de Direito e Cidadania e Horta Pedagógica. Para a realização das ações, desenvolvemos grupo de estudos pautados na perspectiva de Educação Popular Freireana e em Direitos Humanos, bem como organizamos planejamentos mensais a partir de eixos temáticos para o acompanhamento pedagógico. Os resultados obtidos indicam contribuições para a diminuição dos impactos da situação de fracasso escolar, o protagonismo e a autonomia no cotidiano dos/as acolhidos/as. Mais além, a experiência de estarmos envolvidos com o processo de escolarização e protagonismo de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, potencializa a construção de uma formação acadêmica-profissional e cidadã de qualidade, cada qual em sua área específica do conhecimento (Letras/Português, Direito, Psicopedagogia, Pedagogia, Pedagogia do Campo, História, Ciências Biológicas e Música), nos preparando para as adversidades do cotidiano com olhares sensíveis em prol da garantia de direitos e da equidade social.