As mudanças climáticas já são uma realidade, pesquisas e dados científicos demonstram não só sua evidência como sua continuidade, para amenizar essa grande problemática são necessárias medidas de adaptação articuladas para um futuro de mudanças menos intensas, para isso é necessário não só produzir pesquisas que evidenciam essas mudanças, mas também fazer com que isso chegue para a sociedade e mais precisamente nas escolas, onde estão maioritariamente os sujeitos responsáveis e capazes de mudar o futuro e que também estão/irão viver as necessidades de adaptação. Com isso, este trabalho tem como questão norteadora: Qual o panorama das pesquisas sobre mudanças climáticas no ensino de ciências da natureza em teses e dissertações brasileiras? O objetivo é apresentar e discutir resultados de uma revisão de literatura em trabalhos que abordam mudanças climáticas no ensino de ciências da natureza. Para a revisão sistemática da literatura estão sendo analisados trabalhos da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) publicados nos últimos 10 anos (2013-2023). Os resultados irão mostrar o panorama da produção acadêmica nessa temática, e revelará como as pesquisas têm abordado mudanças climáticas nessa área de ensino, os níveis de ensino que se tem aplicado, conteúdos e metodologias, bem como identificação de possíveis necessidades de pesquisas voltadas para a educação básica.