Esta pesquisa é parte da tese de doutoramento que analisa o Plano Nacional de Formação de Professores no Ensino Básico – PARFOR e sua relação com mudanças objetivas e subjetivas na vida dos docentes que dele fizeram parte enquanto cursistas, desenvolvida do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Nosso objetivo é apresentar, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, qual a conjuntura nacional referente as políticas públicas de formação de professores no Brasil que concomitou com a criação do plano. Tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, e a análise de documentos como caminho metodológico central, afirmamos que as mediações entre a materialidade do capital e as políticas de formação de professores no Brasil foi guiada de um lado pelos interesses das organizações internacionais no país, e do outro, pelas pressões e lutas empreendidas pelas associações da classe docente e dos movimentos sociais, sendo a criação do PARFOR a busca por atender as necessidades formativas dos profissionais do país, mas com a organização ideológica capitalista de formação.