A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101033 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8690 "inscrito_id" => 24795 "titulo" => "A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho tece reflexões sobre os resultados de algumas atividades desenvolvidas pelo subprojeto de área do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia a distância oferecido pelo CEAD/UDESC, no polo de Balneário Barra do Sul. O projeto envolveu a implementação de uma Sequência Didática interdisciplinar chamada "Diário de Bordo: Registro de uma vivência ambiental", abordando educação ambiental e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 14. Tal prática seguiu os princípios metodológicos da pesquisa-ação, defendida por Thiollent, (2011). Essa ação foi desenvolvida com a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa, que enriqueceu a investigação e o aprendizado mútuo. O campo da prática pedagógica foi a Escola Municipal Manoel Henrique Borges, visando envolver estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades desenvolvidas encontra-se a elaboração de um diário feito artesanalmente pelas crianças, que foram registrando com desenhos e narrativas escritas suas impressões relativas aos ODS estudados. A pesquisa evidenciou que a abordagem interdisciplinar contribuiu para a formação geral e integração dos conteúdos. O estudo destaca a importância da pesquisa-ação para aprimorar a conexão entre pesquisa educativa e prática docente, enfatizando a transformação tanto na prática quanto na identidade docente. O artigo reconhece a dinamicidade do ambiente educacional e a influência das singularidades dos alunos nas estratégias de ensino. O processo pedagógico é visto como uma construção contínua, adaptável e influenciada pelo contexto escolar. O trabalho reforça a necessidade de abertura a adaptações, promovendo interações e trocas de saberes entre alunos e docentes, concluindo que a prática pedagógica é um processo em constante evolução, guiado pelas características do ambiente e dos estudantes. Os resultados alcançados enfatizam a flexibilidade, adaptabilidade e valorização das contribuições individuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24795_TB8690_14092023080852.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYZA SIELSKI" "autor_nome_curto" => "RAYZA" "autor_email" => "sielskirayza@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101033 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8690 "inscrito_id" => 24795 "titulo" => "A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "resumo" => "Este trabalho tece reflexões sobre os resultados de algumas atividades desenvolvidas pelo subprojeto de área do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia a distância oferecido pelo CEAD/UDESC, no polo de Balneário Barra do Sul. O projeto envolveu a implementação de uma Sequência Didática interdisciplinar chamada "Diário de Bordo: Registro de uma vivência ambiental", abordando educação ambiental e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 14. Tal prática seguiu os princípios metodológicos da pesquisa-ação, defendida por Thiollent, (2011). Essa ação foi desenvolvida com a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa, que enriqueceu a investigação e o aprendizado mútuo. O campo da prática pedagógica foi a Escola Municipal Manoel Henrique Borges, visando envolver estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades desenvolvidas encontra-se a elaboração de um diário feito artesanalmente pelas crianças, que foram registrando com desenhos e narrativas escritas suas impressões relativas aos ODS estudados. A pesquisa evidenciou que a abordagem interdisciplinar contribuiu para a formação geral e integração dos conteúdos. O estudo destaca a importância da pesquisa-ação para aprimorar a conexão entre pesquisa educativa e prática docente, enfatizando a transformação tanto na prática quanto na identidade docente. O artigo reconhece a dinamicidade do ambiente educacional e a influência das singularidades dos alunos nas estratégias de ensino. O processo pedagógico é visto como uma construção contínua, adaptável e influenciada pelo contexto escolar. O trabalho reforça a necessidade de abertura a adaptações, promovendo interações e trocas de saberes entre alunos e docentes, concluindo que a prática pedagógica é um processo em constante evolução, guiado pelas características do ambiente e dos estudantes. Os resultados alcançados enfatizam a flexibilidade, adaptabilidade e valorização das contribuições individuais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24795_TB8690_14092023080852.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYZA SIELSKI" "autor_nome_curto" => "RAYZA" "autor_email" => "sielskirayza@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }