Este trabalho tece reflexões sobre os resultados de algumas atividades desenvolvidas pelo subprojeto de área do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Pedagogia a distância oferecido pelo CEAD/UDESC, no polo de Balneário Barra do Sul. O projeto envolveu a implementação de uma Sequência Didática interdisciplinar chamada "Diário de Bordo: Registro de uma vivência ambiental", abordando educação ambiental e sustentabilidade, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 14. Tal prática seguiu os princípios metodológicos da pesquisa-ação, defendida por Thiollent, (2011). Essa ação foi desenvolvida com a colaboração entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa, que enriqueceu a investigação e o aprendizado mútuo. O campo da prática pedagógica foi a Escola Municipal Manoel Henrique Borges, visando envolver estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividades desenvolvidas encontra-se a elaboração de um diário feito artesanalmente pelas crianças, que foram registrando com desenhos e narrativas escritas suas impressões relativas aos ODS estudados. A pesquisa evidenciou que a abordagem interdisciplinar contribuiu para a formação geral e integração dos conteúdos. O estudo destaca a importância da pesquisa-ação para aprimorar a conexão entre pesquisa educativa e prática docente, enfatizando a transformação tanto na prática quanto na identidade docente. O artigo reconhece a dinamicidade do ambiente educacional e a influência das singularidades dos alunos nas estratégias de ensino. O processo pedagógico é visto como uma construção contínua, adaptável e influenciada pelo contexto escolar. O trabalho reforça a necessidade de abertura a adaptações, promovendo interações e trocas de saberes entre alunos e docentes, concluindo que a prática pedagógica é um processo em constante evolução, guiado pelas características do ambiente e dos estudantes. Os resultados alcançados enfatizam a flexibilidade, adaptabilidade e valorização das contribuições individuais.