A inclusão de crianças e de jovens com necessidades especiais e com Transtornos do Espectro Autista é um desafio ainda. Nos últimos anos, período em que a inclusão vem evoluindo e se transformando em realidade, com a publicação de leis e dada à necessidade das instituições atendessem este público. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo analisar os desafios de inclusão no Brasil de crianças do espectro autista – TEA através da literatura englobando as dificuldades na inclusão dessa população. Portanto, trata-se de um estudo do tipo revisão da literatura, onde foram utilizadas a base da Web of Science (CAPES), e os descritores “Autismo”, “Síndrome de Asperger” e “Inclusão”. A princípio, a busca pelos descritores de maneira individualmente, se utilizando depois os cruzamentos do operador booleano “and”. Para a seleção da amostra, foram válidos os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados no idioma português, no período de 2016 a 2021, que retratam a temática em estudo. Os resultados mostraram que escola deve enxergar cada aluno com a sua individualidade, de forma a perceber que cada aluno possui necessidades diferentes, conhecendo a identidade, ou seja, aceitando as distintas características pessoais, buscando a equidade, dando oportunidade e removendo barreiras que impedem a construção do conhecimento. Portanto, a inclusão das crianças com TEA deve ir muito além da presença na sala de aula, precisa almejar, sobretudo ao desenvolvimento e aprendizagem das potencialidades e habilidades, superando as dificuldades.