Esta proposta de comunicação apresenta os apontamentos iniciais do projeto de pesquisa desenvolvido pela primeira autora no curso de pós-graduação em Educação. O objetivo da pesquisa é mapear artigos que são identificados com movimentos teóricos da decolonialidade e sua relação com a formação discente no curso de História. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura por meio de artigos publicados em periódicos científicos na última década, onde buscamos analisar a formação discente nos cursos de História oferecidos na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa é orientada pelo questionamento de como a decolonialidade aparece na formação dos discente e se há uma formação baseada na visão eurocêntrica, questões essas que implicam na reflexão sobre as características curriculares do curso de História. A base teórica da pesquisa está amparada em autores como Edward Said, Walter Mignolo, Gayatri C. Spivak que tratam dos estudos decoloniais e serão as referências para o desenvolvimento de um estudo que permita não só observar as categorias de identidade e alteridade, mas também estabelecer uma revisão crítica do processo de formação oferecido aos discentes do curso de História . O estudo se pauta na premissa de que a história do Brasil precisa ser apresentada aos alunos dentro de um novo projeto pedagógico epistêmico, onde as questões socioculturais e políticas dos povos negros e indígenas apareçam como forma de resistência histórica, e não como falas tradicionalmente silenciadas, pois partimos do pressuposto que educar é transformar.