Este artigo se propõe a discutir a trajetória escolar vivenciada, desde as condições de ingresso, permanência como aluno egresso da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação Superior do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. Buscou-se a pesquisa qualitativa como procedimento para revisão bibliográfica, pesquisa documental e de experienciar a trajetória no sistema EJA até a academia. Os problemas relacionados à qualidade da Educação de Jovens e Adultos aliados às condições socioeconômicas dificultam sobremaneira, o ingresso do público-alvo dessa modalidade da Educação Básica na Educação Superior. Em relação a permanência, a aprendizagem básica se revela insatisfatória, devido a insuficiência de políticas educacionais para acompanhamento das vivências acadêmicas, que garantam a frequência à instituição escolar até a conclusão do curso. Após avaliadas essas práticas, julgou-se ser necessário maior investimento na Educação de Jovens e Adultos e de políticas restaurativas capaz, de garantir um maior número de alunos da EJA dentro das universidades, inclusive contribuir para formação de docentes acadêmicos para lidar com esse público.