SILVA, Natália Viana Alves et al.. Jornal campo verde: a relação comunidade e educação.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96701>. Acesso em: 08/11/2024 04:21
O trabalho em questão irá abordar o desenvolvimento de um Jornal físico na comunidade de Campo Verde, localizada na Zona Rural de Pedras de Fogo, no interior da Paraíba. A proposta é produto dos trabalhos das disciplinas de Língua Portuguesa e Geo-história, do Projeto Sankofa 2023. O intuito principal é apresentar um pouco da cultura e história do local, através de produções textuais dos estudantes com orientação das educadoras sociais Natália Viana Alves Silva e Suelen Amaral da Silva. Os pontos que devem ser abordados são: personagens simbólicos da região, a agronomia como o principal fator da subsistência dos moradores, as características culturais, a história da Escola João Alexandre da Silva, a formação comunitária e as perspectivas da população jovem para os próximos anos dentro da localidade. Escolhemos a metodologia ativa, entendendo que ela desenvolve o protagonismo dos alunos e direciona o professor ao papel de mediador da aprendizagem, retirando o estudante da passividade da educação tradicional. Outra abordagem teórica consiste em desenvolver forma de representação identitária de Campo Verde. Para isso, será abordado os estudos do Suiço Jean Piaget (1896-1980) e sua perspectiva sobre o ensino ativo. E mais do que um trabalho educativo, a ideia é preencher a necessidade de representação identitária de Campo Verde. O CONEDU como principal evento nacional de educação, é o espaço ideal para socializar a ação que será responsável por ajudar a desenvolver uma comunidade, e consequentemente, ser mais um instrumento que irá contribuir para a nossa área, podendo servir de exemplo para ações futuras, principalmente em projetos educacionais no campo.