A matemática vai além das operações numéricas e algébricas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades diversas. Na geometria, suas aplicações iniciais relacionam-se a problemas de divisão de terras e astronomia. Neste texto, faremos uma revisão da literatura sobre o uso das dobraduras como ferramenta de ensino-aprendizagem, especialmente no ensino básico de Geometria Plana e Espacial. As dobraduras, conhecidas como origamis, são uma técnica que permite a construção de objetos em papel sem cola ou cortes, representando uma variedade de formas geométricas, desde as mais simples até as mais complexas. Assim, os origamis se tornam uma ferramenta valiosa, convertendo conceitos geométricos em materiais concretos, visualmente acessíveis e de fácil manuseio. O uso de dobraduras no ensino da Matemática teve início com Friedrich Fröbel (1782 - 1852), educador alemão. Ele as classificou em três estágios: dobraduras de verdade, dobraduras da vida e dobraduras da beleza. Neste trabalho, focaremos em apresentar módulos geométricos e modulares para construir os Poliedros de Platão, usando pequenos pedaços de papel como material concreto que auxilia na compreensão dos estudos geométricos pelos alunos. Dessa forma, as dobraduras se revelam uma abordagem lúdica e prática, enriquecendo o ensino de geometria e proporcionando uma compreensão mais efetiva dos conceitos por meio de objetos tangíveis.